Prefeitura abre posto do Procon em Itaipuaçu

Posto Itaipuaçu - Foto: Divulgação

Serviço será oferecido todas as terças-feiras, no terminal rodoviário do distrito. Blitz em comércios e serviços serão intensificadas na próxima semana

A partir da próxima terça-feira (19/08), os moradores de Itaipuaçu e adjacências terão acesso aos serviços do Procon Maricá mais perto de casa. Uma vez por semana, sempre às terças-feiras, das 9h às 17h, uma equipe atenderá consumidores no terminal rodoviário de Itaipuaçu. Este será o segundo posto no município – o órgão, administrado pela Secretaria Municipal de Fazenda, também oferece o serviço gratuito no Centro da cidade.

Nos postos de atendimento da Prefeitura – Paço Municipal e terminal rodoviário de Itaipuaçu – também será disponibilizado o telefone (2637-2105 – ramal 218) da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal. "É importante que a população conheça todos os canais para exigir seus direitos. Queremos fortalecer a ação do Procon em Maricá", afirmou o secretário de Fazenda, Roberto Santiago.

No órgão municipal, a população esclarece dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor e abre requerimentos com denúncias de maus serviços prestados na cidade. "O objetivo é agilizar o acordo entre as partes, caso contrário a denúncia é encaminhada para o judiciário", declarou a coordenadora do Procon, Bianca Marques Migon. "Também disponibilizamos um e-mail para facilitar as consultas", completou. A abertura de requerimentos é feita nos postos de atendimento. É necessário apresentar cópias da Identidade, CPF, comprovante de residência e documentos pertinentes à reclamação.

Fiscalização

Além do atendimento no Procon, a Prefeitura, junto a Comissão de Defesa do Consumidor, intensificará a fiscalização em comércios e serviços do município, iniciada na última semana com blitzen em agências bancárias. "Os bancos estão se adequando a legislação municipal e disponibilizando placas indicativas em banheiros e bebedouros aos consumidores", acrescentou Santiago. A Lei Municipal 2.478/2013 determina horário de atendimento (até 20 minutos por pessoa) e disponibilização de assentos, banheiros e bebedouros com água gelada para a população nas agências bancárias.

O vereador Marcelo Vianna, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, também avaliou positivamente as fiscalizações nas agências bancárias. "As ações foram iniciadas nos bancos, alvos da maior parte das reclamações. Mas vamos fiscalizar os demais estabelecimentos comerciais e de serviços da cidade", completou o vereador.

Serviço:

Procon Itaipuaçu – Terminal Rodoviário de Integração José Ferreira da Silva: Rua Professor Cardoso de Menezes, s/nº (antiga Rua Um). Terças-feiras, das 9h às 17h. Telefone: 2638-4982;

Procon Centro – Rua Abreu Rangel, 420, sala 111 (prédio da Casa & Vídeo). Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: 2634-1342. E-mail –proconmarica@marica.rj.gov.br;

Comissão de Defesa do Consumidor – Avenida Nossa Senhora do Amparo, 57 (Câmara Municipal). Telefone: 2637-2105 ramal 218;​