Cachoeira do Espraiado é atração de sábado do Circuito Ecológico

Região é conhecida pela bela paisagem

Uma boa opção para este sábado (16/08) é o Circuito Ecológico de Maricá na Cachoeira do Espraiado, da Secretaria Municipal de Turismo. O passeio é gratuito e esta edição contará com a participação de alunos de Biologia e Geografia do projeto Aceleração Escolar da Viva Rio Socioambiental. As inscrições acontecem somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares), que excepcionalmente nesta sexta-feira (15/08), feriado municipal do Dia da Padroeira, funcionará em horário integral, das 9h às 17h. Guias turísticos e agentes da Defesa Civil acompanharão os participantes.

A caminhada é destinada a todas as idades e os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física. A trilha é considerada leve com duas horas de duração. Durante o trajeto, os aventureiros serão privilegiados com a bela vist​a das serras. A caminhada inicia às 9h e os participantes se encontrarão em frente ao Sítio do Riacho, no Espraiado.

Os aventureiros devem usar roupas leves, calçados apropriados e chapéu, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O projeto é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade, com visitas guiadas por equipes da Prefeitura. Já foram feitas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, Caminho de Darwin e Pedra de Itaocaia), Vilarejo de Tomascar, entre Maricá e Rio Bonito, Silvado, Retiro (Serra do Camburi), Mirante do Caju (região central), Ponta Negra e Jaconé (Praia da Sacristia), Inoã (Grutas do Spar), entre outros pontos turísticos.