"Maricá + Verde" retoma ações ambientais em escolas públicas

"Maricá + Verde" retoma ações ambientais em escolas públicas

Após o período de férias escolares, a Secretaria de Ambiente de Maricá retomou nessa terça-feira (12/08), mais uma ação do programa Maricá + Verde. A ação foi realizada na Escola Municipal Amanda Peña Soares, no Bananal, em Ponta Negra. Lançado em março deste ano pelo prefeito Washington Quaquá e pelo vice-prefeito Marcos Ribeiro, o programa é uma estratégia da Prefeitura para impulsionar a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP), situadas às margens de córregos e rios. Desde o início, 3000 mudas já foram plantadas na cidade.

Os alunos participaram da oficina de mudas e do plantio de 30 espécies nativas da Mata Atlântica, como ipê amarelo e castanheira. As árvores foram plantadas no pátio da escola e também no entorno da unidade. Também assistiram o vídeo "Papo Verde", que mostra equipes da Prefeitura realizando a limpeza na região do Espraiado e orientando os moradores e turistas para a preservação do local.

A diretora da unidade, Claudia da Silva Peres, destacou a importância de atividades ambientais como forma de enriquecer o trabalho desenvolvido nas salas de aula. "Ações similares a essa já fazem parte do projeto pedagógico da escola porque estamos localizados muito perto de áreas ambientais, como o Espraiado e a Serra do Mato Grosso. É de extrema relevância conscientizá-los da necessidade de preservação ambiental", declarou a diretora. A escola atende 303 alunos da Educação Infantil ao nono ano.

O subsecretário municipal de Biodiversidade, Evandro Sathler, ensinou aos alunos as etapas de plantio correto de mudas. "Queremos reforçar, junto a esse público mais jovem, a importância do plantio de árvores. Apesar de pequena, essa iniciativa tem uma relevância enorme por estimular nos alunos a consciência sobre preservação", declarou Evandro, que estava acompanhado da superintendente de Biodiversidade da secretaria, Paôla Garcia.

Um dos alunos mais participativos foi Marlon Willian Matos de Carlos, de apenas dois anos. Seus olhos estavam atentos a cada passo ensinado e ele comemorou quando chegou sua vez de colocar a mão na terra, "Oba, minha vez, consegui!", festejou. Aluno do sexto ano, Kayke Mazuri, de 11 anos, também adorou participar. "Já tinha plantado antes, mas não conhecia essa técnica da garrafa pet. Agora ficou muito mais fácil. Adoro a natureza e vou fazer o possível para preservá-la", declarou o aluno, que levou sua muda de Ipê amarelo para plantar em casa, referindo-se à utilização de garrafas de plástico descartáveis cortadas – uma técnica simples, barata e eficiente na prevenção aos focos do mosquito da dengue. "Vou acompanhar o crescimento dela todo dia. Quero que fique muito grande e bonita", completou. Os ingredientes indispensáveis para o sucesso do plantio, segundo Evandro, são: água, luz e muito carinho.

Próximas unidades

O Programa "Maricá + Verde" irá visitar no dia 14/08 a Escola Municipal Alfredo Nicolau da S. Junior (bairro Marques); no dia 19/08, será a Escola Municipal Espraiado (bairro Espraiado); 21/08, será a vez da Escola Municipal Reginaldo dos Santos (bairro Ponta Negra); no dia 26/08, a Escola Municipal João Pedro Machado (bairro Manoel Ribeiro); e, no dia 28/08, o CEIM Professora Ondina Coelho (Centro). Em breve, a Secretaria de Ambiente vai informar o calendário de visitação do mês de setembro (a programação completa também pode ser vista no site).