Cineclube Henfil exibe filme sobre a vida de Jesus Cristo

Diretor seguiu fielmente o evangelho de São Mateus sobre a vida de Jesus, do nascimento à ressurreição

"O Evangelho Segundo São Mateus" foi eleita pelo Vaticano a obra mais fiel da história do Filho de Deus. Sessão acontece quarta-feira, às 19h, na Casa Digital, no Centro

O Cineclube Henfil de Maricá apresenta nesta quarta-feira (13/08) o melhor filme sobre a vida de Jesus Cristo, segundo o Vaticano. A partir das 19h, o projeto da Secretaria Municipal de Cultura exibe "O Evangelho Segundo São Mateus" (1964 – Itália), na Casa Digital, no Centro. A sessão é gratuita e senhas de acesso serão distribuídas às 18h30.

Dirigido pelo italiano Pier Paolo Pasolini, a obra cinematográfica foi eleita pelo jornal do Vaticano "L’Osservatore Romano", em julho desde ano, como o melhor filme sobre a história de Jesus Cristo. O filme, que estreou há 50 anos, no Festival de Veneza, foi censurado naquela época por seu estilo "pouco sagrado", com um Jesus demasiado humano. No longa-metragem, vencedor do prêmio especial do júri do Festival de Veneza de 1964, Jesus aparece como um líder politizado e combativo. Em 1967, a obra recebeu três indicações para o Oscar nas categorias Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.

Com 2 horas e 17 minutos de duração, o diretor não usou roteiro nas filmagens e seguiu fielmente o evangelho de Mateus sobre todas as etapas da vida de Cristo, do nascimento à ressurreição. As parábolas, os primeiros discípulos, a revolta, a determinação, os milagres, a intolerância, a solidão e a impaciência com a falsidade dos homens. Assim o Filho de Deus conseguiu uma legião de seguidores e também muitos inimigos. Pasolini usa cenários mínimos e enquadramentos simples para recriar um retrato convincente da época.

A programação deste mês, intitulada "Atos de Fé", ainda inclui "A Vida de Brian" (20/08) e o documentário "Ladainhas" (27/08), que contará com uma palestra do diretor Délcio Teobaldo, após a apresentação do curta-metragem. Na estreia de agosto, o Cineclube Henfil exibiu o clássico nacional "O Pagador de Promessas", único filme brasileiro vencedor da Palma de Ouro, em 1962, do Festival de Cinema de Cannes, na França. A Casa Digital fica na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.