Saúde e Neaca promovem capacitação com profissionais

0
575
Curso é destinado aos profissionais da Saúde de Maricá. Palestra ocorreu no CEU, na Mumbuca

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Movimento de Mulheres em São Gonçalo iniciou, na última quinta-feira (07/08), o curso "Notificação Compulsória dos Casos de Maus Tratos e outras Violências contra Crianças e Adolescentes", que integra as ações do Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Doméstica e Sexual (Neaca). Destinado aos profissionais da Saúde de Maricá, o curso tem como objetivos sensibilizar e capacitar os profissionais a atenderem e reconhecerem os sinais indicadores de que uma criança, adolescente ou jovem esteja em situação de violência doméstica, identificando os agravos psíquicos e físicos nas vítimas. As palestras, que seguirão em mais quatro quintas-feiras, sempre das 13h30 às 17h30, ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.

No primeiro dia, o tema debatido foi sobre a trajetória e marco legal que versa sobre as diversas violências. A palestrante Andrea Ledig, que é assistente social e doutoranda em Políticas Sociais, explicou os diferentes tipos de violência. "Os principais são a física, a sexual, a psicológica, os maus tratos e a negligência. Toda violência é uma violação dos direitos humanos". A profissional citou ainda a Lei 8.069/90, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que diz que toda forma de violência contra a criança e o adolescente deve ser notificada ao Conselho Tutelar da Região.

Para a subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza, a realização desta capacitação com os profissionais da Saúde é importante para esclarecer e orientar a equipe. "Aqui há médicos, enfermeiras, psicólogos. São vários profissionais. É muito comum a gente se deparar com crianças e adolescentes com alguma suspeita durante o exame físico ou conversa. Percebemos alguma fragilidade no olhar do paciente, pela história e através do exame físico, que essa pessoa está sofrendo algum tipo de violência, seja ela psicológica, física, sexual e outras dentro da sua casa. Às vezes, ficamos sem saber o que fazer com essa suspeita".

O curso segue até o dia 04/09. No próximo dia 14, o debate será sobre as dimensões e tipos de violência. Para o dia 21, a equipe abordará os agravos psicológicos e físicos na saúde das vítimas, enquanto no dia 28 o tema em destaque será o fluxo de atendimento em casos de violência doméstica e/ou sexual contra crianças e adolescentes de Maricá. Na última aula, (04/09), haverá a orientação para o preenchimento correto da Ficha Única de Notificação Compulsória de Maus Tratos e Outras Violências/Sinan/MS.

Neaca

O Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Doméstica e Sexual (Neaca) é um projeto da entidade Movimento de Mulheres em São Gonçalo. Em Maricá, a primeira filial foi inaugurada no dia 18 de fevereiro deste ano e tem como proposta a prevenção e o atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual, com ênfase em crianças, adolescentes, jovens e seus familiares. Mais de 40 famílias são acompanhadas no núcleo.

A coordenadora dos núcleos, Marisa Chaves de Souza, explica como a pessoa pode procurar ajuda. "O familiar ou pessoa da comunidade que tiver conhecimento da existência de qualquer tipo de violência praticada contra criança, adolescente e jovem até vinte e quatro anos pode procurar a nossa ajuda. Quem comparecer será atendido por uma equipe preparada". O Neaca conta com psicólogos, pedagogos, advogados, educadores e assistentes sociais, que realizam o atendimento às vítimas de violência, para os familiares e autores de violência intrafamiliar, doméstica e/ou sexual.

Marisa ressalta ainda que o núcleo faz um trabalho de prevenção através de campanhas e material didático para informar a população dos sinais que podem detectar que uma criança esteja passando por uma violação de direitos. "Além disso, trabalhamos com a formação continuada de profissionais que estão inseridos nas diversas instituições que compõem o sistema de proteção social. Nós viemos para somar com as demais instituições que já realizam atendimento. Vamos orientar sempre a família sobre os direitos que ela possui e ajudá-la a superar o medo, as fragilidades, para que ela saiba que não está sozinha", declara, destacando que a população também pode ligar para o Disk 100, que funciona 24 horas por dia.

O Neaca Maricá fica na Avenida Roberto Silveira, 505, Flamengo. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2648-7353.