Prefeitura retira carcaça de baleia do Canal de Ponta Negra

Carcaça, com 10 metros de comprimento e cerca de 4 toneladas, foi encontrada na área de ancoragem dos barcos

Equipes das secretarias municipais de Ambiente e Obras, com apoio de pescadores, retiraram do Canal de Ponta Negra, nesta quarta-feira (06/08) restos de uma baleia cachalote (Physeter macrocephalus). A carcaça, uma peça de 10 metros de comprimento e cerca de 4 toneladas, estava em acelerado estado de decomposição, tendo sido levada pelas correntes marinhas até encalhar próximo à área de ancoragem dos barcos. Com auxilio de uma retroescavadeira da Prefeitura, funcionários da Secretaria de Obras enterraram os restos do animal nas proximidades, seguindo o procedimento previsto em casos dessa natureza.

Segundo o biólogo Waldir Almada, da Secretaria Municipal de Ambiente, não é possível saber a causa da morte do animal, mas estima que tenha ocorrido há dois meses em função do avançado estado de decomposição. "Pescadores relataram que uma baleia morreu no mar em frente à Rua Zero, em Barra de Maricá", contou. "Provavelmente é a mesma. Como a maré subiu, a corrente trouxe a carcaça para o canal", declarou o biólogo.