Espraiado ganhará Centro de Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável

0
869
Espraiado ganhará Centro de Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável

Foram iniciadas as obras de construção do primeiro Centro de Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável de Maricá, que será localizado no bairro Espraiado. O espaço está sendo criado para estimular o turismo ecológico do município e preservar as belezas naturais do local. Fruto de uma contrapartida ambiental no valor de R$ 120 mil de exigência legal referente à implantação de um condomínio residencial na Estrada dos Cajueiros, a unidade também abrigará a sede do Refúgio de Vida Silvestre de Maricá – a maior unidade de conservação municipal do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto engloba a construção de um espaço chamado "sala verde", formado por uma videoteca e biblioteca com mais de cinco mil livros, um centro para recepção de visitantes, banheiros e quiosques para comercialização de produtos artesanais e rurais, com a intenção de funcionamento durante os fins de semana e eventos realizados no Espraiado, como a edição bimensal do "Espraiado de Portas Abertas". Já para funcionamento administrativo, de segunda a sexta-feira, o espaço também servirá para abrigar o setor de biodiversidade da Secretaria Municipal de Ambiente (que cuida das seis unidades de conservação do município) e durante todos os dias, por 24h, abrigará a equipe da Guarda Ambiental, responsável pela fiscalização, preservação e proteção de áreas verdes contra invasões, caça e captura de animais silvestres, prevenção das queimadas e outras intervenções. A criação do projeto é da equipe da Secretaria Municipal de Ambiente, sob a responsabilidade do engenheiro civil Luis André Furtado, o arquiteto Victor Pascali e o engenheiro ambiental Bruno Fuerte.  

O secretário de Ambiente, Tiago de Paula, destacou a importância do espaço para a cidade. "O Espraiado é o principal destino de turismo ecológico do município e a nossa ideia com a criação desse centro é preservar e potencializar as belezas naturais de nossa cidade com a realização de atividades para despertar e estimular a consciência ecológica dos turistas e também da comunidade em geral", declarou o secretário. A previsão de duração das obras é de seis meses.