Técnicos do Ambiente e Agricultura participaram de capacitação para Cadastro Rural

Técnicos do Ambiente participaram de capacitação para Cadastro Rural

Técnicos das secretarias municipais de Ambiente e Agricultura participaram nesta quinta-feira (31/07) de um curso de capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) – registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, independentemente do tamanho, que deverão estar cadastrados até maio de 2015. Realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), o encontro é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), em atendimento ao Código Florestal (Lei 12651/12).

O Secretário Municipal de Ambiente, Tiago de Paula, explicou a importância desse curso. "Essa capacitação é o primeiro passo para início do cadastramento em nosso município. Estamos treinando nossos técnicos para que eles possam auxiliar os proprietários de áreas rurais e posseiros com área até quatro módulos fiscais (o que em Maricá representa até 56 hectares) para efetuar o seu cadastro em tempo hábil e assim poder fazer parte do Programa de Regularização Ambiental", afirmou. "Nosso objetivo é preservar e, se necessário, recuperar as áreas de preservação ambiental existentes na cidade, por meios de programas municipais, como Maricá + Verde", continuou o secretário. "Mas, caso seja necessário, poderemos fazer mutirões para registro de áreas rurais como Espraiado, por exemplo, que possui várias propriedades próximas", completou.

A coordenadora técnica do CAR na Região Lagos São João, Bruna Roque Loureiro, explicou que o cadastro é um processo muito recente e está sendo apresentado para diversas cidades da área a que responde. "Já realizamos esse curso em Araruama, Iguaba Grande e Silva Jardim, explicando aos técnicos municipais das secretarias competentes sobre a importância do cadastro, por permitir a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais", explicou. "Isso servirá para o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental", destacou.

Além disso, Bruna elenca algumas vantagens do cadastro. "O registro é benéfico porque permite ao proprietário rural a obtenção de crédito agrícola, com taxas de juros menores e a isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos para os processos de recuperação e manutenção das Áreas de Preservação Permanente, dentre outros benefícios", declarou. A coordenadora acrescenta que quem não se cadastrar, além de multas, não poderá obter nenhuma autorização ambiental ou crédito rural.

Um dos técnicos da Secretaria de Ambiente que participou do curso, o subsecretário de Biodiversidade, Evandro Sathler, considera uma excelente oportunidade para se aproximar dos proprietários de imóveis rurais. "Sabemos que grande parte da área de preservação ambiental está situada em áreas rurais e esse cadastro nos permite conhecer de forma inteligente esses espaços", afirmou o subsecretário.

Quem tiver interesse em obter outras informações sobre o cadastro deverá procurar a Secretaria Municipal de Ambiente (2637-3835) ou de Agricultura (3731-4014).