"Maricá + Verde" firma parceria com a Cedae

O programa "Maricá + Verde", lançado em março desse ano pelo prefeito Washington Quaquá, contará com a parceria da Cedae. Na última segunda-feira (28/07), a equipe responsável pelo projeto e integrante da Secretaria de Ambiente de Maricá se reuniu com representantes da empresa, na base de Itaipuaçu, para traçar estratégias de atuação nas escolas do bairro e de Inoã, que serão beneficiadas com a parceria. O programa, que já plantou 2.630 árvores no município, tem o objetivo de recuperar as áreas de preservação permanente (APP), situadas às margens de córregos e rios.

"É importante à adesão de outros setores da sociedade nas iniciativas do Maricá + Verde. Não se trata apenas de reconhecer a importância de plantar mais árvores, mas de fortalecer as iniciativas voltadas às futuras gerações", explicou o subsecretário de Biodiversidade e coordenador do programa municipal, Evandro Satlher.

O cronograma das atividades inclui formas de plantio em garrafas pet com espécies da Mata Atlântica, como o ipê amarelo, e a montagem de uma mini Estação de Tratamento de Água (ETA), esta última será disponibilizada pela Cedae, com o intuito de mostrar aos alunos as etapas de purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo. De acordo com a Secretaria de Ambiente, as primeiras ações ainda não foram marcadas, pois dependem do calendário e interesse das escolas participantes. Ainda segundo a secretaria, inicialmente, a parceria beneficiará as escolas de Itaipuaçu e Inoã, mas a expectativa é de avançar para outros distritos do município.

"Atingir as escolas e os alunos de diferentes faixas etárias é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais terreno. A experiência até este momento tem sido gratificante. Os alunos adoram, diretores e professores se sentem prestigiados. Sinceramente acreditamos estar plantando sementes de uma consciência ambiental planetária nas cabecinhas dos alunos", declarou o subsecretário.

As instituições de ensino de Maricá interessadas em participar do projeto "Maricá + Verde" devem contatar a Secretaria Municipal do Ambiente pelo telefone 2637-3835. Para acompanhar o número de árvores plantadas na cidade, a secretaria disponibilizou um contador no no site da Prefeitura (www.marica.rj.gov.br). ​