Últimas peças pré-moldadas do Canal da Cidade são instaladas

A equipe da Secretaria de Obras de Maricá, que atua no local, finaliza nessa semana a instalação das estruturas pré-moldadas do Canal da Cidade

Mais uma etapa da urbanização da Avenida Prefeito Odenir Francisco da Costa (antiga Avenida Um), no Centro, está perto da conclusão. A equipe da Secretaria de Obras de Maricá, que atua no local, finaliza nessa semana a instalação das estruturas pré-moldadas que garantem a profundidade do leito do Canal da Cidade. As últimas peças estão sendo instaladas entre as ruas Alferes Gomes e Gabriel Farias.

Após a instalação, terá início a preparação para urbanizar o trecho da via que vai da Alferes Gomes até a Rua 20. A partir desta rua e até o entroncamento com a Avenida Ivan Mundim, as duas pistas que margeiam o canal tinham sido asfaltadas em fevereiro  deste ano. A obra começou há três anos, em julho de 2011, na outra extremidade da avenida, a partir da esquina com a Rua Álvares de Castro.

“É uma obra bastante complexa por causa do terreno, que sofre bastante com as variações do tempo. Qualquer chuva, somada à umidade natural daquela área, faz com que tenhamos de interromper os trabalhos até que o solo ofereça condições para o nosso trabalho. Por isso a obra vem se alongando”, explica o secretário de Obras de Maricá, Fernando Rodovalho. Ele acredita que a toda a intervenção esteja finalizada até o fim deste ano.

No início da obra, a principal ação foi a substituição da pequena ponte que passava sobre o canal e era parte da Rua Álvares de Castro. A velha estrutura, que tinha mais de 50 anos de existência e chegou a ser interditada para ônibus e caminhões em setembro daquele ano, foi inteiramente removida em junho de 2012 e, em seu lugar, colocada uma estrutura de concreto com a mesma profundidade do restante do canal.

Mesmo não estando prevista no projeto original, a obra foi importante para a remodelagem do trecho, que fica no cruzamento entre a avenida e a Rua Álvares de Castro, onde fica a Prefeitura de Maricá e que leva ao bairro de Araçatiba. Duas áreas de convivência foram construídas no local e, em uma delas, foi instalada a chamada “mesa dos imortais”, que tem uma mesa e outras quatro esculturas de bronze que homenageiam figuras ilustres que frequentaram a cidade e parecem conversar num bar. São eles: a cantora Maysa, o antropólogo Darcy Ribeiro e os jornalistas João Saldanha e Antônio Callado. O local se tornou a mais nova atração turística do centro da cidade.​