Circuito Ecológico: vilarejo de Tomascar é a trilha de domingo

0
1426
O percurso tem, ao todo, oito horas de duração e serão feitas paradas nos riachos, cachoeiras e piscinas naturais

Inscrições acontecem até sexta-feira (25/07) na Secretaria de Turismo

O vilarejo de Tomascar, localizado entre Maricá e Rio Bonito, é a próxima edição do Circuito Ecológico, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer de Maricá. O passeio é gratuito e acontece no próximo domingo (27/07), a partir das 6h20, com saída do terminal rodoviário do Centro (transporte não incluso). Guias turísticos da Prefeitura e agentes da Defesa Civil acompanharão os participantes. 

Segundo a coordenadora, Márcia Freitas, o serviço de transporte gratuito está temporariamente suspenso e somente serão aceitas inscrições até sexta-feira (25), das 9h às 17h, na Secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro). A caminhada é destinada a todas as idades e os participantes preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física.

A caminhada é considerada pesada, com 8 horas de duração, mas é feita moderadamente com diversas paradas para descanso. Durante o percurso, que passa pela Serra do Espraiado e desce por Rio Bonito, os aventureiros farão paradas nos riachos, cachoeiras e piscinas naturais. Na região, onde funcionava uma fazenda, pode-se encontrar um antigo moinho de farinha de roda d’água, construído na época da escravatura.

Os participantes devem usar roupas leves, calçados apropriados e chapéu, além de levar água (recomendável dois litros por pessoa), frutas e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Mais informações pelo telefone 3731-5094. 

O projeto é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade, com visitas guiadas por equipes da Prefeitura. Já foram feitas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, Caminho de Darwin e Pedra de Itaocaia), Silvado, Retiro (Serra do Camburi), Mirante do Caju (região central), Ponta Negra e Jaconé (Praia da Sacristia), Inoã (Grutas do Spar), entre outros pontos turísticos.​