"Arraiá da Mió Idade" anima Maricá

0
829
Música ao vivo, quadrilha, comidas típicas e casamento na roça marcaram o “Arraiá da Mió Idade”

Música ao vivo, quadrilha, comidas típicas e casamento na roça marcaram o “Arraiá da Mió Idade”, que ocorreu na última sexta-feira (18/07), na quadra poliesportiva do C.E.M. Joana Benedicta Rangel, no Centro da cidade. Centenas de idosos, professores e servidores em geral participaram da festa, que foi promovida pela Secretaria de Ações para Idosos de Maricá.

O local foi decorado com bandeirinhas e ganhou a animação dos convidados, que compareceram vestidos a carater. A música ficou por conta do Trio Agura – composto pelos músicos Roberta Tílio (voz), Ricardo Agura (teclados) e Ricardo Pop (triângulo) – e do Forrozão Eclipse, com Suzana (vocal), Tiago Kimura (teclados), Gilmar (sanfona), Alan (guitarra) e dançarinas. O público dançou ao som de músicas de Luiz Gonzada, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Falamansa e outros.

O auge da festa ficou a cargo da já tradicional “Quadrilha da Mió Idade”, apresentada por cerca de 40 usuários da Casa do Idoso Mais Feliz de Bambuí, São José do Imbassaí e Centro. A dança ainda contou com a presença do rei do arraiá, Antônio Sérgio, de 78 anos, e da rainha Adelízia, de 73 anos, que se apresentaram com traje de gala.

Antes da quadriha, o público conferiu o casamento na roça, encenado por Amarildo Moreno (delegado), Francisco do Carmo (noivo), Maria José Almeida (noiva) e Lili Marmo (padre). Os participantes se mostraram alegres com a iniciativa e elogiaram o trabalho desenvolvido na Casa do Idoso Mais Feliz. "Fiquei três anos de muletas na Casa e logo deixei de usar. Sou diabético e hipertenso, mas hoje me sinto 100% melhor. Pratico quase todas as atividades oferecidas e participo de todos os eventos", disse Francisco, de 59 anos. "A Casa é uma maravilha. Lá, recupero minhas energias e reencontro amizades", afirmou Maria José, de 67 anos e moradora de Araçatiba, que frequenta as oficinas de Alongamento e Tai Chi Chuan.

Com 82 anos, Maria de Dios é uma das mais antigas usuárias da Casa do Idoso Mais Feliz. Frequentadora assídua das turmas de ginástica, ela se divertiu na festa. "Sou praticamente fundadora da Casa. Estou desde o início. Isso aqui está ótimo, muito divertido. Parabéns à secretaria, pelo bonito trabalho", parabenizou. De acordo com a secretária da pasta, Lesirée Rejane, os usuários da Casa do Idoso Mais Feliz ajudaram na ornamentação de cada detalhe da festa. “A secretaria tem como meta o resgate da autoestima e a capacitação da terceira idade. O sucesso de eventos como esse só confirma que estamos no caminho certo", finalizou.

Mió Idade

Além do "Arraiá da Mió Idade", que ocorreu no C.E.M Joana Benedicta Rangel, no Centro, os usuários da Casa do Idoso Mais Feliz que integram a “Quadrilha da Mió Idade” se apresentaram em outras festas julinas do município, realizadas no final de semana. Cerca de 40 idosos se apresentaram na festa do Condomínio Mataruna, no sábado (19/07); e no arraiá da Barra de Maricá, no domingo (20/07).

O projeto

Referência em todo o Estado do Rio de Janeiro em políticas públicas de atenção para a população idosa, a Casa do Idoso Mais Feliz oferece gratuitamente dezenas de atividades esportivas (natação, hidroginástica, tai chi chuan, alongamento, reiki), culturais (artesanato, teatro, música, canto, dança criativa, dança de salão, dança cigana, dança sênior) e sociais (cursos, palestras, estética, passeios, apresentações, confraternizações). Mais de quatro mil idosos estão cadastrados no programa. No município, há quatro unidades de atendimento: Centro, Santa Paula, Itaipuaçu e no bairro São José do Imbassaí, além de seis núcleos nos bairros Bambuí, Marquês, Guaratiba, Spar e Inoã (Risca Faca e Bananal).

Os interessados em participar das oficinas da Casa do Idoso Mais Feliz podem se inscrever na sede principal do projeto, que funciona na Rua Clímaco Pereira, 269, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para a inscrição, é necessário apresentar cópias do CPF e RG, comprovante de residência, atestado médico (original e duas cópias) e duas fotos 3X4. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-0589.