Definida data de eleição dos membros do Conselho Municipal do Idoso

Definida data de eleição dos membros do Conselho Municipal do Idoso

Foi marcada para o dia 06/08 a eleição dos conselheiros da sociedade civil que vão compor o Conselho Municipal do Idoso – com mandato de dois anos. A data foi escolhida no Fórum do Conselho Municipal do Idoso, realizado pela Secretaria Municipal de Ações para Idosos na última quarta-feira (16/07), na Casa Digital. Além da criação e composição do conselho, o objetivo do encontro também foi discutir a lei complementar nº 228 (de 3/7/2013) que estabelece a Política Municipal de Atendimento ao Idoso.

Dentre os temas abordados no fórum, foram explicadas as atribuições e o papel dos membros representantes do governo e da sociedade civil que formarão o conselho. Segundo a secretária Lezirée Rejane Figueiredo, o conselho ajudará a definir políticas públicas e contribui para a melhor qualidade de vida da população idosa. "Nossa proposta é prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas deles, com a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não governamentais", destacou a secretária.

Ao todo, o conselho será composto por 20 membros, sendo dez titulares e dez suplentes, indicados pelo Poder Executivo representando as secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura, Turismo e Ações para Idosos, além de membros representando os profissionais das áreas de Serviço Social, de Psicologia; da área médica; de clubes sociais ou de serviços e de grupos de idosos.

O conselho tem por objetivo assegurar os direitos sociais da pessoa idosa, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida e criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.