Prefeitura e Senai oferecerão cursos de comércio, petróleo e gás a partir de setembro

Serão abertas 1.404 vagas em 15 cursos gratuitos. Inscrições acontecem de 28 de julho a 29 de agosto

Objetivo é qualificar os moradores de Maricá para oportunidades do Porto do Pré-Sal e Comperj. Inscrições acontecem de 28 de julho a 29 de agosto

A Prefeitura de Maricá, em parceria com o Senai, abrirá 1.404 vagas em 15 cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas de comércio, petróleo e gás. As inscrições acontecem de 28 de julho a 29 de agosto e as aulas iniciam em setembro. As vagas são exclusivas para moradores da cidade maiores de 18 anos e que tenham o Ensino Fundamental incompleto, como escolaridade mínima. É necessário apresentar um documento de identificação, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.

Segundo a subsecretária municipal de Trabalho e Emprego, Margareth Figueira, os cursos têm duração de 2 a 6 meses e serão oferecidos nos próximos dois anos. "O objetivo é preparar os moradores para as oportunidades que serão geradas na cidade com a implantação do Porto do Pré-Sal, em Jaconé, e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí", afirmou. "Nossa intenção é capacitar a mão de obra local em diferentes áreas de atuação", completou a subsecretária.

Serão disponibilizadas no Flamengo turmas de Instalador de Tubulação Predial, Montador de Estruturas Metálicas, Assistente de Operação de Logística Portuária e Maçariqueiro. Em Itaipuaçu, serão oferecidos os cursos de Pedreiro de Alvenaria, Carpinteiro de Obras, Armador de Ferragem, Aplicador de Revestimentos Cerâmicos, Eletricista de Obras, Montador de Painéis Elétricos, Pintor de Obras e Encanador de Obras. Já em Inoã, serão formadas turmas de Soldador, Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Operador de Computador e Costureiro de Vestuário.

Inscrições em vários locais

Os cursos serão realizados em postos fixos no Flamengo (Avenida Roberto Silveira, lote 15, quadra C, próximo ao Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola) e Itaipuaçu (Avenida Carlos Marighella, 160, no Barroco) e em duas carretas adaptadas com salas de aulas que funcionarão em Inoã (Rodovia Amaral Peixoto, km 15, em frente ao posto de saúde, no sentido Maricá).

As inscrições poderão ser feitas na Rodoviária de Itaipuaçu (Rua Professor Cardoso de Menezes, antiga Rua 1, s/nº), na sede do Ponta Negra Futebol Clube (Rua Moacir Vale dos Santos, s/nº, Ponta Negra), Sine (Rua Domício da Gama, 391, Centro) e Posto de Saúde de Inoã (Rodovia Amaral Peixoto, km 15, próximo ao Shopping Inoã). O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2637-2052 ramal 312 (Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego).