Educação e Saúde realizam palestra sobre primeiros socorros com professores

0
785
Equipe do SAMU orientou cerca de 50 profissionais da rede pública de ensino

Nesta quinta-feira (03/07), as secretarias municipais de Educação e Saúde realizaram uma palestra sobre primeiros socorros no ambiente escolar, para professores, pedagogos e auxiliares de ensino. No encontro, que ocorreu na Casa Digital, no Centro de Maricá, equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) orientaram os 50 profissionais da rede pública de ensino presentes.

Além dos primeiros socorros básicos, o grupo falou sobre o acompanhamento aos alunos com deficiências e síndromes. Atualmente, a rede pública de ensino atende cerca de 735 estudantes especiais. "Os auxiliares de ensino têm de acompanhar a pessoa com deficiência. Devem acompanhar um aluno que tenha uma tetraplegia e que use uma sonda alimentar na escola, por exemplo. Normalmente, tenho um professor para um aluno. Há o professor regente e um professor a mais que vai assistir esse aluno dentro da escola. Por isso, a importância dessa parceria com a Secretaria de Saúde", comentou a superintendente de Educação Inclusiva, Mônica Rigó.

De acordo com a secretária da pasta, Adriana Luiza, a Secretaria de Educação segue as normas da Política Nacional de Educação Inclusiva (SECADI- MEC), oferecendo vários programas e projetos, como Atendimento Educacional Especializado, Programa de Bilinguismo, Atendimento Pedagógico Domiciliar entre outros. “Organizamos o sistema educacional Inclusivo, atendendo aos alunos com necessidades educacionais especiais em vários programas e projetos. Que mais parcerias aconteçam para fortalecimento desta e outras ações", emendou.

A capacitação dos profissionais de ensino é uma das prioridades da Secretaria de Educação, que desenvolve frequentemente cursos, palestras, treinamentos e capacitações. "Há seis anos, desenvolvemos várias formações na rede. Observamos a necessidade de discutir manobras de primeiros socorros, epilepsia e outros assuntos. Por isso, convidamos o SAMU para compartilharmos ideias e trocarmos experiências. Dessa forma, os professores poderão atender melhor as questões que se apresentam na escola", garantiu Mônica.

Na ocasião, o técnico de enfermagem do SAMU de Maricá Claudemir Quirino explicou as práticas básicas de primeiros socorros e demonstrou algumas habilidades. "Saber identificar o que é uma parada cardíaca, o que é uma parada respiratória, o que é uma crise convulsiva, por exemplo, é importante", disse.​