França é o tema do Cineclube Henfil de julho

A Secretaria Municipal de Cultura homenageará o cinema francês na edição de julho. O Cineclube Henfil de Maricá selecionou quatro filmes que serão apresentados às quartas-feiras na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro). As sessões são gratuitas e iniciam às 19h. Senhas de acesso serão distribuídas 30 minutos antes do evento.

A obra de estreia é o documentário "Catherine Deneuve, belle et bien là" (2010 – França), história sobre a atriz francesa que dá nome ao filme e é considerada uma das mais importantes artistas cinematográficas do mundo. Dirigido por Anne Andreu, o curta-metragem, com 51 minutos, será exibido nesta quarta-feira (02/07) e mostra um retrato íntimo de Catherine Deneuve, revelando o homem por trás da atriz.

Com mais de 40 anos de carreira, a estrela do cinema francês ganhou reputação de símbolo sexual frio nos anos 1960, quando interpretou donzelas lindas e frígidas em "A Bela da Tarde", de Luis Buñuel, e "Repulsa ao Sexo", de Roman Polanski. Em sua carreira, destaca-se ainda "Indochina" (1992), pelo qual recebeu um César – o maior prêmio do cinema francês – na categoria de Melhor Atriz e uma indicação ao Oscar, e "Oito Mulheres" (2001), um de seus últimos filmes e de seus maiores sucessos.

Além deste documentário, o Cineclube Henfil ainda presenteia os amantes do cinema com outros sucessos franceses. Também serão exibidos "Les Parapluies de Cherbourg" (09/07), "Les Dames du bois de Boulogne" (16/07) e "Pauline et François" (23/07). O projeto da Secretaria Municipal de Cultura é realizado desde dezembro de 2012.