Capela de Araçatiba homenageia São Pedro pescador

1900
Palco será montado em frente à Capela de São Pedro (foto) com shows gratuitos - Foto: Fernando Silva

Com apoio da Prefeitura de Maricá, a capela de Araçatiba, vinculada à Paróquia Nossa Senhora do Amparo, prepara uma série de atividades para homenagear São Pedro, o santo protetor dos pescadores, cujo dia no calendário religioso é tradicionalmente comemorado em 29 de junho. Missas, procissão e shows fazem parte da programação festiva.

A comemoração religiosa começou no último dia 20/06, às 19h30, com a novena, que segue até o dia 27/06. Dando sequência aos festejos, no dia 28/06 (sábado), às 19h30, será celebrada a Santa Missa no interior da capela. Após, às 20h30, haverá show católico com o Ministério Templos de São Gonçalo e, às 22h, é a vez do Samba di Boteco, projeto da Secretaria Municipal de Turismo, que contará com a participação do sambista Claudinho Guimarães e do Grupo Samba di Malandro.

No domingo, dia 29/06, dia do santo, as homenagens têm início às 8h, com a realização de um café da manhã partilhado. Às 11h, será realizado show ao vivo do projeto "Sob o céu, Sob o Sol de Maricá", com a participação do casal Roberta Tílio e Ricardo Agura, que apresentará grandes sucessos da música popular brasileira. Às 16h20, será realizada uma procissão lacustre, saindo de Itapeba, da Praça Pedro Caetano, e com chegada prevista, às 17h, em Araçatiba, para início da procissão terrestre em torno da Praça Tiradentes. Em seguida, às 18h, os fiéis poderão participar da Missa Solene no interior da capela de Araçatiba. Às 20h, haverá a apresentação da quadrilha da Secretaria Municipal de Ações para Idosos e, para encerrar a programação, às 21h, show com o grupo Tô Kerendo.

A importância de São Pedro para o catolicismo

São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. Os católicos consideram Pedro como o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica. Homem de origem humilde, ele é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, e, segundo a tradição católica, porteiro do reino dos céus. Também lhe é atribuída à responsabilidade de fazer chover.

Dias 20 a 27/06 – terça a sexta-feira
19h30 – Novena

Dia 28/06 – Sábado
19h30 – Santa Missa