Fórum define membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

0
486
Primeiro Fórum da Pessoa com Deficiência de Maricá ocorreu no recém-inaugurado Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU)

O 1º Fórum da Pessoa com Deficiência de Maricá, ocorrido no recém-inaugurado Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), na noite da última quarta-feira (18/6), definiu quem serão os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF). As dez cadeiras da entidade foram divididas meio a meio entre governo e sociedade civil, que será representada por três usuários desses serviços e duas entidades ligadas ao setor.

O fórum teve a participação de representante das secretarias municipais de Direitos Humanos, Saúde, Educação Assistência Social e Articulação Política, além de pessoas portadoras de diversas deficiências ou que são mães e pais desses. Houve palestras com autoridades do setor, como o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Marco Castilho, que falou sobre as mudanças na legislação nos últimos anos, e a presidente da Associação Brasileira de Assistência aos Excepcionais (Abrae), Graça Pinho.

Ao final das palestras, o subsecretário Luiz Paiva coordenou as diretrizes da eleição dos membros do conselho.  Os nomes dos membros, incluindo o presidente, serão divulgados oficialmente na próxima reunião, marcada para quinta-feira (26/06), em local e horário ainda a serem definidos.

Para o secretário de Direitos Humanos de Maricá, Miguel Moraes, o COMDEF será um órgão fiscalizador, gestor e também reivindicador dos direitos dessas pessoas. “O conselho vai facilitar a criação das políticas públicas e também a gestão dos recursos que conseguirmos captar para o setor. Tenho certeza que será muito benéfico para todos”, ressaltou.