Debaixo de chuva, fiéis confeccionam tapetes de Corpus Christi e participam da procissão

Cerca de 200 tapetes de sal decoraram as ruas de Maricá

A forte chuva que começou a cair ainda durante a madrugada de quinta-feira (19/06) não abalou a fé e nem a determinação de centenas de devotos e artistas que não pouparam esforços para confeccionar os 200 tapetes de sal em Maricá. Segundo a Secretaria Municipal de Assuntos Religiosos, que participou da organização do evento, as atividades ocorreram normalmente e aproximadamente 1.500 pessoas participaram da missa, celebrada pelo vigário episcopal do Vicariato Oceânico, Luiz Cássio Moreira, e pelo pároco Marcos Calixto, da Igreja Nossa Senhora do Amparo.

Durante o dia, as ruas Nossa Senhora do Amparo, Álvares de Castro e Silvino Alves de Siqueira foram decoradas pelos desenhos dos tapetes, que, esse ano, abordou a Campanha da Fraternidade, com foco no tráfico humano. A Prefeitura de Maricá apoiou o evento e doou 15 toneladas de sal. "Percorreu tudo maravilhosamente bem. Mesmo com a chuva, fizemos os tapetes e muitos fiéis compareceram. Estavam lindos", elogiou o subsecretário de Assuntos Religiosos, Maurício Vargas, que ainda parabenizou a equipe da Secretaria de Segurança pela orientação aos motoristas e auxílio no trânsito. "Acho que vale ressaltar ainda a participação e cooperação dessa equipe. Eles foram brilhantes e essenciais para o acontecimento do evento". As três ruas que ganharam os tapetes foram fechadas ainda na madrugada de quinta-feira (19/06), antes dos fiéis iniciarem os rascunhos dos desenhos, e reabertas após limpeza total das vias, por volta das 22h.

A única mudança foi o local de celebração da Santa Missa, que por conta da forte chuva aconteceu dentro da Igreja Nossa Senhora do Amparo. Por volta das 17h, o grupo saiu em procissão do Corpo de Cristo (eucaristia) pelas ruas da cidade.