Maricá celebra Corpus Christi com confecção de tapete de sal, missa campal e procissão

Os tapetes serão montados nas ruas Nossas Senhora do Amparo, Álvares de Castro e Silvino Alves de Siqueira

As paróquias de Nossa Senhora do Amparo, São José do Imbassaí, Nossa Senhora de Fátima (Itaipuaçu) e as do Vicariato, com apoio da Prefeitura de Maricá, irão se unir para a celebração de Corpus Christi, nesta quinta-feira (19/06). Esse ano, a tradicional confecção dos tapetes de sal em Maricá, no Centro da cidade, começará às 8h, logo após a missa, e contará com a participação prevista de aproximadamente 500 pessoas. O tema escolhido para estampar as ruas de Maricá é baseado na Campanha da Fraternidade, que este ano aborda o tráfico humano.

De acordo com o subsecretário de Assuntos Religiosos, Maurício Vargas, serão feitos cerca de 200 tapetes, com as 15 toneladas de sal doados pela Prefeitura, nas ruas Nossas Senhora do Amparo, Álvares de Castro e Silvino Alves de Siqueira. Os preparativos começarão à meia-noite de quinta-feira. “Iremos fazer os riscos dos desenhos de madrugada com os jovens do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo). Logo pela manhã, daremos sequência aos trabalhos. Escolhemos confeccionar os tapetes de dia para que todos possam ajudar e participar, principalmente as crianças, família, idosos”, diz o subsecretário.

Além da confecção dos tapetes, a programação inclui, às 7h, a celebração da Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Amparo. Com os tapetes prontos, às 16h, haverá missa campal na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel e, em seguida, procissão do Corpo de Cristo (eucaristia).

Trânsito sofrerá alteração

Para a segurança dos fiéis que irão participar da confecção dos tapetes e procissão de Corpus Christi, o trânsito no Centro sofrerá alterações. A Secretaria Municipal de Transporte anunciou que fechará, à meia-noite, as ruas Nossas Senhora do Amparo (na altura da Câmara de Vereadores), Álvares de Castro e Silvino Alves de Siqueira. O tráfego de veículo nessas vias será normalizado após 19h. Guardas municipais ficarão de plantão para orientar os motoristas.