Emoção e leitura marcam lançamento do projeto "Maricá que Lê"

Projeto da Secretaria de Educação foi lançado na E.M. Alfredo Nicolau

O projeto "Maricá que Lê", da Secretaria Municipal de Educação, foi lançado no último sábado (14/06), na E.M. Alfredo Nicolau. Com a presença de autoridades municipais e equipes da secretaria, a abertura foi marcada pela emoção. Inicialmente, o trabalho será testado na escola onde ocorreu o lançamento e, após um mês de acompanhamento, será desenvolvimento nas demais escolas da rede pública de ensino. A proposta é também inserir a comunidade geral no projeto, com a realização de rodas de contação de história e leitura nas praças da cidade.

Num ambiente repleto de livros e em baixo de um pé de cajá, onde os alunos se acomodaram, a professora Mônica Salles marcou a abertura do novo projeto da Prefeitura e explicou que a intenção é deixar os livros livres para que haja a troca de experiência entre os leitores e torná-lo principal objeto de leitura. "Esse projeto se iniciou na época que o professor Marcos Ribeiro, atual vice-prefeito de Maricá, era secretário de Educação. Ele nos deu total apoio e autonomia para construir esse projeto. Esperamos que todos possam se render ao encantado mundo da leitura", declarou a professora emocionada.

A secretária municipal de Educação, Adriana Luiza, discursou na ocasião e informou que os livros recebidos do Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) serão utilizados de forma que alunos professores, equipe pedagógica e de apoio leiam e passem adiante todo o conhecimento adquirido. "Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias, desenvolver a criatividade e a imaginação, adquirir cultura, conhecimentos e valores, além de aprender melhor as palavras", declarou, parabenizando a equipe responsável pela execução do projeto.

Encerrando o evento, a aluna Sabrina Marquês Eduardo, de 13 anos, que cursa o 7º ano na E.M. Alfredo Nicolau, recitou a poesia "Garota Carioca", da aluna Suzane Pereira aluna da E.M. Lúcio Thomé Feteira, que foi vencedora do "Projeto Redação 2013. Cerca de 150 alunos participaram do evento.​