Prefeitura de Maricá realiza 1º Fórum da Pessoa com Deficiência

Nesta quarta-feira (18/06), a Prefeitura de Maricá realiza o 1º Fórum da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, será a eleição dos membros que farão parte do Comdef (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência). Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, o evento será realizao às 18h, no CEU – Centro de Esportes Unificados "Marco Antônio Cardoso".

De acordo com o subsecretário municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência, Luis Rodrigues Paiva, serão escolhidos, de forma paritária, dez conselheiros: cinco titulares e cinco para a vaga de suplentes, representando a sociedade civil e as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos e Articulação Política. O COMDEF foi criado pela lei complementar municipal nº 239, de 28/04/2014.

Para Luis Rodrigues Paiva, o conselho é um instrumento importante.  "A instituição desse conselho vai de encontro à preocupação da atual gestão em assegurar os direitos básicos ao portador de necessidades especiais propiciando seu bem-estar pessoal, social e econômico", declarou Paiva. Ainda, segundo o subsecretário, existem cadastradas na subsecretaria, aproximadamente, 350 pessoas portadoras de deficiência. "Sabemos, no entanto, que esse número é muito mais amplo se contabilizarmos os idosos com problemas de acessibilidade e de mobilidade física", acrescentou.