Maricá comemora Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso

Usuários da Casa do Idoso Mais Feliz apresentaram movimentos de artes marciais com leque

Tai chi chuan, dança criativa e coral em inglês. Essas foram algumas das atividades apresentadas, na manhã dessa segunda-feira (16/06), pelos usuários da Casa do Idoso Mais Feliz, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso (15/06). A ação ocorreu na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e contou com a presença de autoridades municipais e convidados.

A Secretaria Municipal de Ações para Idosos, responsável pelo evento, distribuiu panfletos do Estatuto do Idoso e o Guia da Pessoa Idosa, além de informar o trabalho desenvolvido na Casa do Idoso Mais Feliz. Em maricá, há quatro unidades (Centro, Santa Paula, Itaipuaçu e São José do Imbassaí), além de cinco núcleos nos bairros Bambuí, Marquês, Itapeba, Inoã (Fernando Mendes e Bananal). Cerca de cinco mil idosos estão cadastrados nas atividades esportivas (natação, hidroginástica, tai chi chuan, alongamento), culturais (artesanato, teatro, música, canto, dança criativa, dança de salão, dança cigana, dança sênior) e sociais (cursos, palestras, estética, passeios, apresentações, confraternizações).

De acordo com o professor Mayco Rangel, que ensina Tai chi chuan e Kung Fu, os alunos passaram a viver melhor depois que começaram a praticar as artes marciais. “Os meus 75 alunos ganharam em qualidade de vida. Alguns receberam alta de tratamentos e medicação, pois se sentiram curados com as atividades”. Para marcar a comemoração, o professor apresentou com os alunos movimentos de ataque e defesa. A aluna Mariana da Costa, de 58 anos, moradora de Bambuí, é praticante de Tai chi chuan há cinco. “Tinha problemas de depressão e dor na coluna. Depois que meus dois filhos casaram, aumentou o vazio. Com o Tai chi chuan, me recuperei. Hoje estou ótima. Faço também alongamento e pintura em tecido”, comentou empolgada.

O Coral em Inglês da Casa do Idoso Mais Feliz, regido pela professora Nina Teixeira, também se apresentou na ocasião e fez sucesso com o público presente. “Começamos como prática de aula, como um recurso a mais para o aprendizado. Depois de um passeio, surgiu a ideia de formar mais um grupo musical (Alegria de Viver, regido por Simone Figalo, é o primeiro coral da Casa do Idoso Mais Feliz). O interessante é que meus alunos fazem parte dos dois corais”, enfatizou. Antônio Sérgio Salgado (78) e Adelizia Salgado (74) são alunos de Nina e são integrantes dos dois grupos. “Tive um AVC e dois aneurismas nos últimos cinco anos. Se não fossem as atividades que pratico, estaria ainda em cima de uma cama. A casa é um verdadeiro centro de recuperação e rejuvenescimento”, contou Adelizia. Já na dança criativa, a professora Vanessa Ramos “botou o público para dançar” ao som da música “Beijinho no Ombro”, da cantora Valesca Popozuda.

Violência contra o idoso

Segundo o Ministério da Saúde, a cada hora, são registradas no país cinco denúncias de violência contra pessoas da terceira idade, incluindo maus tratos e negligência, além de agressões psicológica e financeira. Os tipos de violência denunciados com mais frequência são de negligência (75,07%), psicológica (56,06%) e de abuso financeiro e econômico (45,48%). Denúncias de violência física somam 28,03%. Em 2011, cerca de dois milhões de idosos foram agredidos no Brasil. Ainda de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, pouco mais de 70% dos suspeitos denunciados têm parentesco direto com a vítima, como filhos, noras ou genros.

De acordo com a secretária municipal de Ações para Idosos, Lesirée Rejane, a maioria dos casos denunciados em Maricá é de violência doméstica. “As denúncias que recebemos sempre chegam de pessoas de fora. Mesmo assim, são devidamente apuradas, representadas através de relatório ao Ministério Público e acompanhadas por nós, independente de partirem de pessoas que não sejam da Casa do Idoso Mais Feliz”, explicou ela, afirmando ainda que as atividades desenvolvidas nas unidades ajudam em diferentes aspectos positivos na vida do idoso. “Muitos deles passam a ter, inclusive, uma renda extra, aprendendo artesanato e prendas domésticas, gerando um rendimento extra para o idoso e lhe dando mais autonomia”.

A secretária informou ainda que, no dia 25 de julho, será realizada a primeira Assembleia Eletiva para a escolha dos 20 membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa em Maricá. “O conselho ajudará a definir políticas públicas para o setor”, concluiu.