Maricá comemora o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso

Nesta segunda-feira (16/06), a Prefeitura de Maricá celebra o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, que é oficialmente comemorado no dia 15/06, com atividades que serão realizadas na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, das 9h às 12h. Idealizado pela Secretaria Municipal de Ações para Idosos, o evento terá a apresentação de dança e de tai chi chuan dos integrantes da Casa do Idoso Mais Feliz, além da participação do grupo musical em inglês e de distribuição de panfletos sobre o tema.

De acordo com a secretária municipal de Ações para Idosos, Lezireé Rejane de Figueiredo, a ação visa conscientizar a população sobre a importância de respeitar os direitos dos idosos. "O Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso é um marco, pois a população idosa merece nosso respeito. O evento não é uma manifestação, mas sim uma forma de orientar a população idosa sobre seus direitos", esclareceu a secretária.

Referência em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Casa do Idoso Mais Feliz oferece gratuitamente dezenas de atividades esportivas (natação, hidroginástica, tai chi chuan, alongamento), culturais (artesanato, teatro, música, canto, dança criativa, dança de salão, dança cigana, dança sênior) e sociais (cursos, palestras, estética, passeios, apresentações, confraternizações). Ao todo, cinco mil idosos estão cadastrados no programa. No município, há quatro unidades (Centro, Santa Paula, Itaipuaçu e São José do Imbassaí), além de cinco núcleos nos bairros Bambuí, Marquês, Itapeba, Inoã (Fernando Mendes e Bananal).

Violência contra o idoso

Segundo o Ministério da Saúde, a cada hora, são registradas no país cinco denúncias de violência contra pessoas da terceira idade, incluindo maus tratos e negligência, além de agressões psicológica e financeira. Os tipos de violência denunciados com mais frequência são de negligência (75,07%), psicológica (56,06%) e de abuso financeiro e econômico (45,48%). Denúncias de violência física somam 28,03%. Em 2011, cerca de dois milhões de idosos foram agredidos no Brasil. Ainda de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, pouco mais de 70% dos suspeitos denunciados têm parentesco direto com a vítima, como filhos, noras ou genros.