Maricá representará Estado do Rio na Conferência Nacional de Economia Solidária

Maricá representará Estado do Rio na Conferência Nacional de Economia Solidária

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Maricá, Miguel Moraes, foi escolhido como um dos 84 delegados do Estado do Rio de Janeiro na 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, que será realizada em Brasília, no período de 26 a 29 de novembro de 2014. O evento terá como foco a construção de um Plano Estadual de Economia Solidária. A escolha se deu por meio de eleição na etapa estadual do encontro, realizada nos dias 10 e 11 de junho, no Hotel Royal Tulip, no Rio de Janeiro.

Com o tema ‘Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável’, o secretário representará o município de Maricá e apresentará a experiência de sucesso do Programa Municipal Moeda Social Mumbuca, implantado em dezembro.  Atualmente, o programa beneficia oito mil famílias com a transferência direta de R$ 85 por mês por meio de um cartão de débito.

Para secretário de Direitos Humanos e Cidadania, é muito importante mostrar ao Brasil o modelo de Maricá. "Fomos o primeiro município a implantar a moeda social eletrônica e a ter o primeiro programa municipal de complementação de renda para as famílias carentes. E nossa expertise pode servir de referência para outras cidades que desejam combater a pobreza extrema", declarou Miguel.

Além da escolha dos delegados, a conferência estadual aprovou oito propostas que serão discutidas na etapa nacional.  Dentre elas, merece destaque a orientação para o desenvolvimento nos municípios e estados de políticas públicas de economia solidária;  a criação de secretarias estaduais de Economia Solidária;  a criação de uma política de fomento aos micro e pequenos empreendedores por meio da criação de bancos comunitários, cooperativas de créditos e fundos municipais.