Tradição: Festa da Pesca completa 42 anos em Itaipuaçu

Vencedores exibem o troféu de primeiro lugar na competição

No último final de semana, a tradicional Festa da Pesca movimentou Itaipuaçu, quarto distrito de Maricá. O evento, com apoio da Prefeitura, repetiu o sucesso das edições anteriores e recebeu pescadores de diversas cidades brasileiras, como São Paulo e Vitória. No total, 128 pessoas, distribuídas em 52 trincas, participaram da competição.
Na tarde de sábado (07/06), após o encerramento das inscrições, foi dada a largada da disputa. O mar estava calmo e com águas límpidas, porém frias. Mesmo assim, ocorreram cardumes de xerelete e peixe-voador, além de outras espécies. Banhistas e visitantes foram surpreendidos pelo espetáculo de um grupo de botos cinza, que passava pelo local. A primeira etapa da disputa foi encerrada às 18h, horário da contagem e pesagem parcial dos peixes capturados, pelos fiscais da Federação de Pesca de Linha do Estado do Rio de Janeiro (Fepelerj), coordenados pelo diretor de Arbitragem, Antônio de Pádua. Após a pescaria, às 19h, os músicos do "Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá", projeto da Secretaria Municipal de Turismo, entraram em cena e garantiram um repertório animado e eclético.
No domingo (08/06), a disputa recomeçou cedo, às 7h, e se estendeu até 12h, com o anúncio dos vencedores. A equipe Bege dos Gaivotas Clube de Pesca, formada por Marcelo Soares da Rocha, Gustavo Silva Ferreira e Gustavo Leoni Rozzo, conquistou o primeiro lugar da categoria Geral. O grupo, que também venceu a modalidade Masculino, pescou 151 peças, com peso total de 14.825kg. "Nossa intenção é agregar e confraternizar. A cada ano, a Festa da Pesca reúne um número maior de pescadores avulsos. Procuramos reduzir o estresse do dia a dia, em momentos de lazer, mesmo durante a prova de pesca, que é uma competição saudável e uma forma de fazer novos amigos", disse Marcelo Soares da Rocha, de 40 anos, capitão da equipe vencedora.
Ainda na ocasião, foi escolhida a rainha do evento, com a participação de seis concorrentes. A estudante Tainá Ferreira, de 18 anos e moradora em Itaipuaçu, foi a mais votada e garantiu o título da 42ª edição. Após a coroação, os músicos Jô Borges e Aldo Correa (voz e violão), Roberta Tílio e Ricardo Agura (voz e teclados), Ricardo Pop (guitarra) e Raul Palmeira, com apoio de Pelé Batera e Paulo Lima, no baixo, comandaram a animação da festa.
O número total de peças capturadas pelas equipes nas duas etapas foi de 4.110, com total de 44,355 kg. O pescado foi doado às comunidades carentes da região.

Vencedores:
Categoria Geral – Bege dos Gaivotas Clube de Pesca