Prefeitura cria sistema binário no Centro de Maricá

1982
Confira no mapa as alterações no trânsito com a implantação do sistema binário no Centro - Arte: Vitor Fagundes

Estratégia integra o programa de mobilidade urbana da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes com o objetivo de reduzir o congestionamento na região

A Prefeitura implanta a partir de terça-feira (10/06) um sistema binário no Centro de Maricá para reduzir o congestionamento na região, que concentra boa parte do comércio central e registra grande fluxo de veículos por dia. As principais intervenções acontecerão nos sentidos da Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, na primeira entrada da cidade, e da Rua Abreu Sodré, que deixarão de ter mão dupla. Essas modificações integram um programa de mobilidade urbana da secretaria iniciado em 2013.

A Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa passará a ter sentido único da rotatória em frente à ponte da Mumbuca até a Rua Senador Macedo Soares. Outra modificação é na Rua Athayde Parreira que terá o sentido invertido, na esquina da avenida, em direção à Praça Conselheiro Macedo Soares. Já o sentido da Rua Abreu Sodré será único em direção a RJ-106.

Na avenida, os condutores poderão seguir em direção ao Centro ou retornar pela Rua Athayde Parreira, contornar a Praça Conselheiro Macedo Soares e seguir pela Avenida Roberto Silveira ou pela Rua Abreu Sodré em direção a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Aqueles que trafegarem pela Rua Abreu Rangel sentido RJ-106 terão, obrigatoriamente, que acessar a Rua Senador Macedo Soares. "Estas ações irão garantir maior mobilidade a região e queremos, com isso, reduzir os congestionamentos que se formam na primeira entrada da cidade", declarou o secretário Leandro Costa, acrescentando que agentes de trânsito, com apoio da Guarda Municipal, irão orientar os motoristas na região.

Equipes da secretaria irão fazer a sinalização horizontal – colocação de tachões, pintura das vias e demarcações de vagas para moto táxis, motos e bicicletas – e vertical (instalação de placas indicativas com as alterações na região). Ao todo, serão criadas 44 vagas (8 de moto táxi, 16 de motos e 20 de bicicletas) ao lado da Praça Conselheiro Macedo Soares e na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, entre as ruas Athayde Parreira e Senador Macedo Soares.

Programa de Mobilidade Urbana

Esta é a terceira intervenção viária implantada pela Secretaria de Trânsito e Transportes em Maricá, como parte do programa de mobilidade urbana. No mês passado, a Avenida Nossa Senhora do Amparo passou a ser mão dupla em toda sua extensão com os retornos sendo feitos na rotatória da igreja e na Praça da Bandeira. Também foram excluídas as vagas de 45º e a via ganhou estacionamento em vagas longitudinais.

Em março deste ano, ruas do Parque Eldorado foram modificadas para melhorar o fluxo de veículos ao Centro, Araçatiba e Barra. A Rua Aloísio Costa e Silva virou sentido único da Rua Fernando Henrique Assumpção (rua do Canal da Cidade) até a Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva (via do Colégio Cenecista). Para chegar até a Rua Álvares de Castro (via de acesso a Araçatiba), os motoristas precisam seguir pela Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva e entrar na Rua Amilar Vicente da Silva. Ainda foram criadas 20 vagas de estacionamento nas ruas Aloísio da Costa e Silva e Amilar Vicente da Silva.

O programa também permitiu a implementação de outras medidas da secretaria no Centro da cidade, em agosto de 2013. Foram feitas trocas de pontos de cooperativas de táxis, redução de vagas de moto táxis, proibição de estacionamento no entorno da Praça Conselheiro Macedo Soares e no lado direito da Rua Ribeiro de Almeida, ambas no Centro. Outra alteração foi na Rua Mário Fontoura (Faculdade Severino Sombra), que passou a ter sentido único em direção ao Centro, e na Rua Comandante Homero de Queiroz da Silva, que também passou a ter sentido único da Rua Luis Alberto Machado e até a Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva.