Secretaria de Ambiente lança projeto "Papo Verde"

Na apresentação do projeto, a Secretaria de Ambiente exibiu, na Casa de Cultura, um filme sobre o Espraiado

Toda semana serão exibidos curtas-metragens sobre o ecossistema do município na Casa de Cultura

A Secretaria de Ambiente de Maricá lançou nesta quarta-feira (04/06) o projeto "Papo Verde", que contará com a exibição de curtas-metragens gravados e produzidos no município para divulgar os projetos e áreas de proteção ambiental da cidade. A iniciativa abriu ainda a programação do Dia Mundial do Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (05) com ações na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O filme escolhido para a estreia do projeto aborda a importância das Unidades de Conservação do município e será exibido na próxima quarta-feira (11/06), na Casa de Cultura, no Centro.

No lançamento do programa, a secretaria exibiu um documentário sobre o Espraiado, localidade rural muito procurada por visitantes para aproveitar as cachoeiras e caminhadas ecológicas. O vídeo, que foi gravado este ano durante o Carnaval, mostra equipes da Prefeitura fazendo a limpeza na região e orientando os moradores e turistas para a preservação do local. Em seguida, o secretário Tiago de Paula explicou os objetivos do projeto. "A ideia é fazer um recorte pedagógico sobre temas ambientais, falando sobre as ações desenvolvidas no município e das áreas de proteção ambiental. Queremos que a população conheça a riqueza ambiental de Maricá através do Papo Verde", destacou o secretário, acrescentando que a cada semana um filme novo será apresentado gratuitamente na Casa de Cultura.

Cineclube Henfil

Após o lançamento do projeto, a Secretaria Municipal de Cultura exibiu o documentário "Ilha das Flores" (1989 – Brasil), do diretor Jorge Furtado e que foi eleito um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século. Com uma linguagem ácida e didática, o curta abordou a trajetória de um tomate desde sua plantação, passando pela venda e seu descarte no lixo, quando é disputado por homens e porcos.

Dia Mundial do Ambiente

Nesta quarta-feira (04), a secretaria promoveu ainda mais uma ação de doação de mudas da Mata Atlântica, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro.  Na ocasião, foram entregues à população mudas de ingá, pitanga e cajá. A iniciativa integra o projeto Maricá + Verde, lançado em março desse ano.