Saúde e Segurança divulgam balanço do aniversário da cidade

Cerca de 140 mil pessoas passaram pela Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel nos dez dias de festa

Durante dez dias, entre 23/05 a 01/06, a população maricaense festejou o aniversário de 200 anos do município. A Prefeitura promoveu diversas atividades, que foram realizadas em pontos estratégicos. A Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, por exemplo, serviu de cenário para os shows principais, com grandes nomes da música brasileira. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, que reforçou o efetivo especialmente para a época, cerca de 140 mil pessoas passaram pelo local para assistir as apresentações dos artistas gospel, de rock, pop, pagode ou samba.

Ainda de acordo com a secretaria, os shows dos dias 30/05 e 01/06 foram os mais concorridos. Na apresentação da banda mineira Jota Quest, atração principal da última sexta-feira, cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes. Já no encerramento da festa, que contou com Sorriso Maroto e Mumuzinho, uma média de 25 mil pessoas compareceram à praça.

Para atender o grande público, a Secretária de Saúde de Maricá também se preparou para a data. Foi montado um posto médico, no Centro, próximo ao palco, com quatro leitos, sendo um leito intensivo com respirador e monitor cardíaco. Nos dez dias de festejo, cerca de 90 atendimentos foram realizados no local. Para prestar o socorro, a secretaria disponibilizou uma equipe médica completa, com quatro médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem e seis apoios, além da equipe administrativa e de limpeza. O Hospital Municipal Conde Modesto Leal, localizado no Centro da cidade, também serviu de base ao evento. No local, foram realizados aproximadamente 2900 atendimentos, em diferentes especialidades. Para atender as demandas, foram disponibilizados dois cirurgiões, três clínicos, um anestesista, dois pediatras e um obstetra.

Para a secretaria Fernanda Sptiz, a Saúde cumpriu com qualidade o seu papel e o balanço foi positivo. "Foi um trabalho que contou com o apoio e parceria de todos os profissionais da rede, que se dispuseram a trabalhar neste evento tão grandioso. O mais satisfatório foi verificar a qualidade do atendimento, constatada pela supervisão diária do Corpo de Bombeiros, que verbalizou ser um dos melhores postos médicos de evento já supervisionados", contou. "Não posso deixar de agradecer o empenho das equipes escaladas", concluiu.