Maricá vence disputa do Dia do Desafio pelo segundo ano consecutivo

Maricá vence disputa do Dia do Desafio pelo segundo ano consecutivo

Mesmo com a forte chuva que caiu na cidade durante a competição, Maricá venceu a cidade de Pococí, na Costa Rica, na disputa internacional do Dia do Desafio, realizada no dia 28/05, com o percentual de 7,64% de participação, frente aos 0,61% da cidade costa-riquenha. Considerada um dos maiores eventos de integração socioesportiva do mundo, a competição acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio e tem o objetivo de incentivar a realização de pelo menos 15 minutos de qualquer tipo de exercício. Em 2013, Maricá venceu a cidade de Chía, na Colômbia, com o percentual de 3,89% de participação, frente aos 3,4% da cidade colombiana.

Segundo a  Secretaria Municipal de Esportes, mais de sete mil pessoas participaram de diferentes atividades, como artes marciais, ginástica laboral, natação, dança, futsal, basquete e tênis de mesa, executadas no decorrer do dia em escolas das redes pública e privada, academias, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), recentemente inaugurado, e demais pontos. Computado eletronicamente, vence a cidade que manteve o maior número de horas de atividades.

O secretário de Esportes, Leonardo Souza, ficou muito satisfeito com o resultado. "Nossa proposta é nos superar, não apenas para vencermos a competição, mas principalmente para mobilizarmos a população para a prática de atividades físicas. E os números comprovam que estamos cada vez mais atingindo nosso objetivo", ressaltou.

Coordenado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), em parceria com as prefeituras, o Dia do Desafio é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade sediada na Alemanha. A competição foi criada em 1983 durante um rigoroso inverno no Canadá com o intuito de estimular a prática de atividades físicas, por meio da disputa esportiva de duplas de cidades escolhidas de acordo com o tamanho da população. Em 1995, o projeto foi realizado pela primeira vez no Brasil.