Maricá realiza ações no Dia Mundial do Meio Ambiente

Wagner de Arruda, de 53 anos, recebe uma muda de ipê amarelo

No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Prefeitura de Maricá realizou, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, uma série de atividades para comemorar a data e destacar a importância da preservação ambiental. A ação foi idealizada pela Secretaria Municipal de Ambiente, em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação, Agricultura, Aquicultura e Pesca, Turismo e Lazer e Defesa Civil.

Como parte do programa "Maricá + Verde", de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP) com plantio de árvores, a Secretaria de Ambiente realizou a distribuição de 400 mudas de pitanga, jambo, ingá, ipê amarelo, pau formiga e carrapeteira. Rosemary Ramos, moradora do bairro Zacarias, de 50 anos, fez questão de pegar uma muda de ingá para plantar em seu quintal. "Moro há pouco tempo em Maricá e agora posso fazer minha horta. Antes, morava no Rio e não tinha espaço nem para jardim", declarou. Já Wagner de Arruda, de 53 anos, confessou ser apaixonado por qualquer tipo de planta. "Já tenho um pé de goiaba plantado e não podia deixar de pegar um pé de ipê amarelo. Acho muito importante preservar a natureza e dar valor a pequenas coisas, como, por exemplo, à sombra das arvores no fim da tarde", declarou o morador de Araçatiba.

Um das atrações foi o estande da Unidade de Polícia Ambiental (UPAM), onde foram mostradas diversas espécies de animais que existem no município de Maricá. O sargento Ricardo Telles explicava ao público como proceder ao encontrar um desses espécimes. "O principal é ter calma, não se desesperar e, principalmente, não tentar matar", destacou o sargento, que disponibilizou o telefone da UPAM (22) 2638-3690 para denúncias de crimes ambientais. Sueli Nascimento, de 49 anos, estava intrigada com o que viu "Não conhecia a paca e a achei parecida com o porquinho da índia", ressaltando a oportunidade. "Aqui pude ver e saber um pouco sobre ela. É muito legal esse tipo de evento para podermos descobrir novos conhecimentos", frisou a moradora de Jardim Interlagos. Já Luiza Cardozo, de 12 anos, aluna do 6º ano do Colégio Cenecista de Maricá, estava muito ansiosa para conhecer a cobra de duas cabeças. O sargento Telles explicou que o animal não era venenoso e que servia como uma "minhoca" excelente para o cultivo do solo. "Eu nunca tinha ouvido falar desse tipo de cobra e pensei que fosse muito venenosa. Por isso fiquei curiosa", destacou a aluna.

Outro espaço bastante visitado foi o do produtor Liberino Monteiro dos Santos, Nitinho, de 62 anos, que trouxe para exposição tomates e pimentões plantados em sua pequena lavoura em Itaocaia Valley, Itaipuaçu. Nascido em São José de Ubá (RJ), desde os cinco anos Nitinho faz da plantação seu hobby e seu modo de ganhar a vida. "Vim para Maricá há 22 anos e conheço bem essa terra. Posso dizer que o solo daqui é muito fértil", comentou o produtor que obtém uma boa renda com a venda de seus produtos. "E são todos puros, livres de agrotóxicos e de adubos químicos. Uso adubo orgânico à base de estrume de gado e de galinha", acrescentou.

Na tenda da Defesa Civil, os agentes Wanderlei Marins, Igor Leonardo e Frederico Vér explicaram o funcionamento do sistema de monitoramento de alerta e alarme, por meio pluviômetros automáticos e semiautomáticos, que medem a intensidade das chuvas. De acordo com Wanderlei, os equipamentos permitem preparar a cidade para situações de emergência. "Já contamos com 13 aparelhos instalados em áreas consideradas de risco", destacou o agente que também distribuía folhetos explicativos sobre cuidados básicos em situação de enchentes e sobre prevenção de infeções respiratórias. A Saúde também esteve presente com as nutricionistas Elisa Simas e Bruna Matta oferecendo dicas de alimentação saudável e realizando serviços de medição e avaliação antropométricos (peso, altura e índice de massa corporal).

Quem passou pela praça também pode conferir a exposição de orquídeas e admirar os trabalhos produzidos pelos alunos das escolas municipais Mata Atlântica, Rita Sampaio Cartaxo e Professor Ataliba de M. Domingues sobre o tema "Caminhos de Darwin e 200 anos de emancipação político-administrativa de Maricá". A Secretaria Municipal de Turismo e Lazer também participou da ação divulgando os passeios gratuitos do Circuito Ecológico "Caminhos de Maricá".

Responsável pela organização, a superintendente de Bioversidade da secretaria do Ambiente, Paôla Pereira, declarou que o evento foi além de suas expectativas. "Conseguimos conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental e, principalmente, mostrar o engajamento do poder público nas questões de sustentabilidade e de conversação do meio ambiente", enfatizou a superintendente.

Próximos eventos

Na sexta-feira (06/06), às 10h30, será realizada uma trilha ecológica gratuita na Ponta do Fundão, na Divineia, integrada ao Circuito Ecológico "Caminhos de Maricá", realizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Lazer. A concentração será às 10h, na praça do bairro. É aconselhável o uso de roupa confortável.

Já no sábado (07/06), às 16h, será realizada a oficina de mudas do Programa "Maricá + Verde" no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na RJ-106 km 28, no bairro Mumbuca. Na ocasião, será ensinada a técnica de transformação de garrafas de pet em berço para germinação de mudas de plantas. E, no domingo (08/06), haverá a doação de 200 mudas nativas da Mata Atlântica, por meio do Programa "Maricá + Verde", na "Festa da Pesca" de Itaipuaçu, a partir das 8h.