Ambiente e trilheiros promovem ação no Espraiado

A primeira dama Rosangela Zeidan participou da limpeza do rio com equipe da Secretaria de Ambiente e trilheiros

Durante a terceira edição do ano do "Espraiado de Portas Abertas", projeto de sucesso da Prefeitura e que ocorreu no último domingo (01/06), a Secretaria Municipal de Ambiente realizou as primeiras intervenções do Grupo de Trabalho sobre Esporte Sustentável em Unidades de Conservação, formado por técnicos do Ambiente e trilheiros de Maricá, que formulam – de maneira democrática e participativa – a regulamentação da prática do motocross no município. Uma das ações aconteceu na cachoeira do bairro, onde o grupo, com a participação de 80 aventureiros, recolheu uma tonelada de lixo.

De acordo com o secretário Tiago de Paula, o ato foi uma compensação ambiental dos trilheiros pelo o uso da Unidade de Conservação (Refúgio de Vida Silvestre de Maricá). Ainda de acordo com ele, para ordenar a prática do esporte em Maricá, que foi proibida em abril desse ano, a secretaria solicitou aos esportistas a criação de uma associação. Os membros serão devidamente cadastrados e autorizados, pela Secretaria Municipal de Ambiente, a fazer trilha na unidade de conservação delimitada.

"Vamos assinar um Termo de Cooperação com a Associação de Trilheiros de Maricá para a gestão das trilhas no Refúgio de Vida Silvestre de Maricá. A ação de limpeza do rio no Espraiado é um exemplo de que é possível haver uso sustentável nas áreas protegidas, gerando atrativos turísticos e renda para a população", explicou o secretário, informando que 100 trilheiros já procuraram a Secretaria Municipal de Ambiente para efetuar o cadastro. As inscrições serão feitas até 1º de julho.

Ainda no domingo, o grupo realizou uma reunião para traçar novas ações no bairro e discutir o ordenamento da prática do esporte. Já no dia 06 desse mês, às 10h, o grupo fará uma visita à Escola Municipal do Espraiado, onde discutirão com estudantes a importância da educação ambiental. No mesmo dia, será fundada a Associação de Trilheiros de Maricá e eleita a diretoria. De acordo com o secretário Tiago de Paula, no cronograma, outras medidas serão tomadas, como a recuperação e sinalização da trilha do Espraiado.