Secretaria de Trabalho divulga balanço do aniversário de Maricá

0
531
Secretaria de Trabalho e Emprego atendeu 206 pessoas com diversos serviços gratuitos na ação de cidadania

A Secretaria de Trabalho de Maricá divulgou o balanço dos serviços realizados na ação de cidadania no último dia 26 de maio, data de aniversário dos 200 anos de emancipação politico-administrativa do município. Ao todo, 206 pessoas foram atendidas gratuitamente com emissão de carteiras de trabalho (51); encaminhamento para vagas de empresas inscritas no Sine (18); serviços de tratamento de beleza em parceria com o Instituto Embelleze – corte de cabelo, maquiagem, spa das mãos e manicure, beneficiando 110 pessoas –; e oferta de cursos de artesanato para 27 mulheres, atividade em convênio com o estado que viabilizou a Caravana da Mulher. O evento aconteceu na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

A secretária Fátima Pacheco destacou a parceria do Instituto Embelleze, a colaboração da Caravana do Trabalho, projeto do estado, e a participação das demais secretarias municipais no desenvolvimento das atividades realizadas na praça. "Essas iniciativas de beleza melhoram a autoestima dos cidadãos, principalmente das mulheres. Também aproveitamos para encaminhar os trabalhadores às oportunidades em nosso banco de empregos, além de disponibilizar a retirada das carteiras de trabalho", declarou a secretária.

Durante a ação de cidadania, Fátima Pacheco aproveitou para divulgar os novos cursos de qualificação profissional nas áreas de comércio, turismo, petróleo e gás, que serão oferecidos pelo município a partir do final de junho. "Essas vagas integram a política do governo de preparar os moradores para as oportunidades que serão geradas no município com a abertura do Porto do Pré-Sal, em Jaconé, e do Comperj, em Itaboraí", ressaltou a secretária. "O objetivo é capacitar a mão de obra local em diferentes áreas de atuação", acrescentou.

Em parceria com o Senai, a secretaria irá disponibilizar seis cursos (Soldador Processo MIG/MAG, Instalador de Tubulação, Montador de Estruturas Metálicas, Assistente Operacional de Logística Portuária, Maçariqueiro e Auxiliar de Cozinha) em postos fixos no Flamengo e Itaipuaçu e em duas carretas adaptadas com salas de aulas que funcionarão em Inoã. Com o Senat, o município irá oferecer o curso de Condutor de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiros a partir de julho.