Saúde comemora Dia Mundial Sem Tabaco

0
385

Neste sábado (31/05) comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. Em celebração à data, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta sexta-feira (30/05), um encontro com os pacientes cadastrados no Programa do Tabagismo, no posto de saúde Central. A ocasião foi marcada por um café da manhã.

Atualmente, o programa conta com 1610 pacientes e segundo a coordenadora, Sônia de Mattos, a maioria dos atendidos deixou o vício. "Acredito que cerca de 70% dos pacientes pararam de fumar. Quem quiser participar, será bem-recebido e fará parte dos grupos de apoio, que têm quatro encontros. O cigarro tem mais de quatro mil substâncias tóxicas. Aqui, o paciente recebe medicamentos de reposição de nicotina, tais como o adesivo, a goma e a pastilha, além de acompanhamento semanal, durante mais ou menos quatro meses. Tudo gratuito", garante.

Cadastrado no programa há um ano, o aposentado Vitor Santalice, de 57 anos, fumou por 43 anos. De acordo com ele, todos os dias, usava três carteiras de cigarro. A aposentada Maria Inês Julianelli, de 69 anos, também fumou durante anos. "Hoje estou muito feliz, pois agora posso ficar perto dos meus netos. Antes, eles não podiam ficar dentro da minha casa, devido ao cheiro do cigarro. Eu fumava três cartelas por dia. Hoje, eles podem entrar e assistir o jogo do Fluminense junto comigo, graças ao programa", comentou com alegria.

Segundo o Ministério da Saúde, o tabagismo é considerado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta seja fumante. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fumam. Ainda segundo o Ministério da Saúde, o total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.