"Maricá + Verde" ultrapassa mil mudas plantadas na cidade

Fabiano Horta, com ajuda dos alunos Leonardo e Letícia, plantou a milésima muda na escola de Ubatiba que tem o nome do avô

Plantio desta sexta-feira (30/05) foi na Escola Municipal Benvindo Taques Horta, em Ubatiba, e contou com oficina de mudas

A Prefeitura plantou nesta sexta-feira (30/05) a milésima muda do "Maricá + Verde", programa de reflorestamento da cidade lançado em março deste ano pelo prefeito Washington Quaquá e pelo vice-prefeito Marcos Ribeiro. A ação aconteceu na Escola Municipal Benvindo Taques Horta, em Ubatiba, com o plantio de oito mudas frutíferas (ameixa, araça, cajá, sapoti, pitanga, grumixama, bacuíca e ingá), totalizando 1.007 unidades, e mobilizou alunos, pais e professores. O projeto, da Secretaria Municipal de Ambiente, é uma estratégia de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP), situadas às margens de córregos e rios.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Horta, neto de Benvindo Taques Horta que dá nome a escola municipal do bairro, comemorou o plantio da milésima muda. "É muito gratificante fazer parte do desenvolvimento da cidade com o ‘Maricá + Verde’, que estimula novas gerações a terem cuidado com a natureza", declarou Horta. "A milésima muda está em Ubatiba", vibrou o vereador, que foi auxiliado pelos alunos do 4º ano Leonardo de Souza Quevedo, de 11 anos, e Letícia Coutinho, de 9 anos.

Antes de iniciar o plantio, os alunos da pré-escola (idades entre 4 e 5 anos) até o 5º ano (12 anos) participaram de uma oficina de mudas. O subsecretário de Ambiente, Evandro Sathler, ensinou como utilizar garrafas pet para fazer vasos de plantas sem risco de proliferação do mosquito da dengue. "A garrafa é cortada ao meio, a parte debaixo é a base e metade de cima é colocada invertida. Em seguida, a gente faz três pequenos furos na parte debaixo para saída do excesso de água. Desta forma, não há acumulo de água e não existe espaço para o mosquito da dengue entrar no vaso", explica o subsecretário.

Após a palestra, os alunos escolheram sementes, entre aroeira, ypê amarelo e urucum (tipo de tempero), para plantar em seus vasos. A aluna do 4º ano Yasmin da Silva Almeida, de 11 anos, contou que possui uma pequena horta em casa. "Já tenho salsinha e alface no jardim que cuido com meu avô. Agora vou levar aroeira e urucum", disse Yasmin, moradora do Silvado. Já Erica Cristina de Freitas Neto, de 10 anos, mora em Ubatiba e escolheu uma muda de ypê amarelo. "Meu avô tem essa árvore e é muito bonita. Também vou plantar na minha casa", declarou Erica, que participou da atividade com a mãe, Antônia Maria da Silva Freitas, de 34 anos. "Essas atividades de preservação da natureza são importantes e servem de incentivo para as crianças", acrescentou Antônia.

A diretora da escola, Maria de Fátima Andrade, comemorou a participação dos alunos no projeto e destacou a importância desta atividade como forma de enriquecer o trabalho desenvolvido nas salas de aula. "Abraçamos o ‘Maricá + Verde’ e hoje os alunos vivenciaram na prática as ações que foram trabalhadas em salas de aula nesta semana", frisou a diretora.

De acordo com o subsecretário de Ambiente, as mudas nativas da Mata Atlântica, produzidas em hortos locais, são doadas pela Secretaria de Ambiente e qualquer escola (particular ou pública) pode participar do projeto. "Essa iniciativa estimula nos alunos pequenos gestos, que são muito significativos, como plantar e cuidar de uma árvore", ressaltou Evandro. "A gente prioriza mudas frutíferas nas escolas para que as crianças tenham contato com diferentes espécies", concluiu.

Escolas interessadas em participar do projeto "Maricá + Verde" devem contatar a Secretaria Municipal do Ambiente pelo telefone 2637-3835. ​A secretaria disponibilizou no site da Prefeitura (www.marica.rj.gov.br) um contador de árvores, onde a população pode acompanhar o plantio das mudas.