Maricá realiza terceira edição de 2014 do "Espraiado de Portas Abertas"

Público poderá conferir produtos feitos pelos artesãos locais, degustar comidas típicas, fazer passeios rurais e aproveitar os shows gratuitos

Projeto incentiva o turismo local com comercialização de artesanato e comidas típicas. Edição também contará com limpeza da cachoeira e shows gratuitos

Neste domingo (01/06), a partir das 9h, acontecerá a terceira edição do ano do "Espraiado de Portas Abertas", projeto de valorização da cultura e turismo rural, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer de Maricá. A novidade desta vez fica com o mutirão de limpeza da famosa cachoeira do bairro durante o Circuito Ecológico de Maricá, ação promovida pelas secretarias de Ambiente, Turismo e Segurança. O público ainda poderá conferir produtos feitos pelos artesãos locais, degustar comidas típicas, fazer passeios rurais e aproveitar os shows gratuitos de cantores do projeto "Sob o Céu, Sob o Sol", entre outras atrações.

Nas barracas espalhadas pela localidade, os visitantes irão encontrar geleias artesanais, mel e bijuterias. O projeto ainda conta com a participação de fazendas, ranchos, estabelecimentos comerciais e a comunidade do bairro ao longo dos sete quilômetros da Estrada do Espraiado, recentemente asfaltada pela administração municipal.

Uma opção para quem gostar de fazer passeios por trilhas da cidade é o Circuito Ecológico de Maricá. Toda semana, a Prefeitura realiza caminhadas gratuitas com guias turísticos e agentes da Defesa Civil. No domingo, os participantes irão percorrer o trecho do sítio até o Rio Caranguejo e participar de uma "Ecoação", mutirão de limpeza do entorno da cachoeira, a partir das 9h. Durante o trajeto, os aventureiros serão privilegiados com a bela vista das serras. As inscrições são feitas somente na Secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (30/05), das 9h às 17h. É necessário apenas preencher um formulário com um documento de identificação e endereço. O horário de saída da secretaria é às 8h. Os participantes devem usar roupas leves e calçados apropriados, chapéu, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-5094.

Distribuição de mudas da Mata Atlântica

Outra ação que acontece durante o "Espraiado de Portas Abertas" é a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica. A SecretariaMunicipal de Ambiente vai doar 150 plantas entre aroeira, ypê amarelo, jambo e pitanga. A iniciativa será realizada em frente à escola municipal da localidade.

Durante o dia, os visitantes poderão aproveitar elementos comuns na gastronomia local, como peixes, galinha caipira, banana e o aipim e curtir 11 shows gratuitos do projeto "Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá", a partir das 11h, em pequenos palcos no entorno dos restaurantes.

Confira a programação completa:

– Capela de São João Batista
11h – Roberta Tílio e Ricardo Agura