Escola Técnica Federal de Maricá: cerimônia marca início da construção de complexo do IFF

Prefeito Washington Quaquá definiu a solenidade como "marca do maior presente que Maricá poderia receber ao completar 200 anos"

Uma solenidade em Ubatiba, na manhã desta sexta-feira (23/06), marcou o início da construção da escola técnica federal de Maricá.  A cerimônia contou com a participação do prefeito Washington Quaquá, do vice-prefeito Marcos Ribeiro, do reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Augusto Caldas Pereira, do presidente da Câmara Municipal, Fabiano Horta, e de outras autoridades do governo e do legislativo municipal. Com o término da terraplanagem, a área de 42 mil m², que fica às margens da RJ-114, começará a receber os canteiros para a construção  do complexo com sete prédios de dois pavimentos, sendo um para laboratórios, e 20 salas de aula. Quando estiver em funcionamento – a duração prevista das obras é de dois anos – o campus Maricá do IFF atenderá 1.400 alunos em dois turnos. O investimento da Prefeitura é de R$ 10 milhões aproximadamente.

"Esta solenidade marca aquele que é o maior presente que Maricá poderia receber ao completar 200 anos", avaliou o prefeito Washington Quaquá, ou "o sonho de todo o educador da cidade", como definiu, emocionada, a secretária municipal de Educação, Adriana Luiza da Costa. "É uma escola com um papel de libertação para as nossas crianças. Nós não tínhamos um futuro e agora o filho do trabalhador pode sonhar com um mundo no qual também se beneficie dos resultados do seu trabalho", continuou o prefeito, lembrando aos alunos do Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel, presentes à cerimônia, das dificuldades do acesso à educação profissional em sua época de estudante. A escola oferece, em parceria com o Senai, o único curso técnico público da cidade até o momento. O prefeito adiantou que a implantação da unidade pode ocorrer mesmo antes do fim da obra, dada a urgência na  preparação dos jovens para as oportunidades geradas pelo Comperj, o pré-sal e o Pólo Naval de Jaconé. "Vamos alugar módulos para botar essa escola para funcionar logo", acrescentou.

O reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas Pereira, destacou a ousadia do governo municipal, que propôs construir a escola e doá-la para o instituto, encurtando, com isso, todos os prazos comuns em obras que demandam financiamento federal. "É um momento especial para Maricá e para o IFF, uma instituição empenhada a renovar todos os dias seu compromisso com as pessoas", afirmou. "A construção dessa escola mostra que é possível agir na lógica do desenvolvimento econômico sem negar a inclusão social", acrescentou. Segundo o reitor, hoje existem 214 unidades federais desse tipo em todo o país. "A meta, até o fim deste ano, é que sejam lançadas mais 208, e o objetivo é chegarmos a uma rede com 800 escolas de formação técnica", completou. Ainda de acordo com o reitor, o processo seletivo para a contratação de docentes e de pessoal administrativo para a unidade de Maricá já foi aberto e está em andamento. A definição dos cursos a serem oferecidos virá apenas após a realização de audiências públicas nas quais a população poderá apontar as prioridades. "Metalurgia e edificações são os campos mais prováveis", finalizou.

Além do campus do IFF, a Prefeitura está tentando viabilizar, no mesmo local, a instalação de um campus tecnológico da Universidade Federal Fluminense voltado para pesquisas na indústria do pré-sal e para as atividades petroquímicas. "Há uma área aqui ao lado que poderá receber esse complexo", emendou o prefeito Washington Quaquá, comparando a unidade à Coppe-UFRJ. "É preciso ousadia para chegar a esse resultado e é difícil achar quem tenha mais do que o prefeito. Quem quer fazer faz, inventa, corre atrás", parabenizou o vice-prefeito Marcos Ribeiro, acompanhado em suas palavras pela secretária municipal do Trabalho, Fátima Pacheco. "Aqui aprendemos a ousar todos os dias", acrescentou ela, informando que a pasta está firmando parcerias com o sistema S (Sesi, Senai e Sesc) para qualificação profissional.

Após a conclusão da obra, a Prefeitura fará a doação das instalações para o Instituto Federal Fluminense, conforme lei aprovada pela Câmara nesse sentido. Caberá ao instituto instalar os equipamentos e contratar professores, funcionários e técnicos para sua operação. "A educação passa por um processo de resgate da dignidade em Maricá e esse projeto é um apontamento claro de referência e esperança de futuro para a garotada", completou o presidente da Câmara Municipal, Fabiano Horta. O IFF Maricá recebeu o nome de campus Washington da Costa em homenagem ao professor do CETEF-RJ e ex-presidente do sindicato dos metalúrgicos do rio, recém-falecido.