Inscrições para novos cursos do Pronatec começam nesta sexta em Maricá

0
1284
Inscrições para 126 novos cursos do Pronatec começam nesta sexta em Maricá

A partir de sexta-feira (23/05), a Secretaria Municipal de Educação abrirá as inscrições para os cursos gratuitos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), ministrados pelo SENAI.  No total, são 126 vagas  para três áreas: Comprador (30), Montador de Painéis Elétricos (48), Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia (48). As aulas serão realizadas no anexo do CEM Joana Benedicta Rangel, em Araçatiba.

Para o curso de Comprador, é necessário ter o concluído o 6º ano do ensino fundamental. A carga horária é de 160 horas, com início previsto para começar no dia 16/06. As aulas serão à noite. Para o curso de Montador de Painéis Elétricos, também com carga horária é de 160 horas, é necessário ter o concluído o 6º ano do ensino fundamental. Serão duas turmas (uma com início no dia 09/06 e outra no dia 23/06) ambas no período noturno. Já para o curso de Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia, é necessário ter o concluído o 6º ano do ensino fundamental e ter mais de 18 anos. Serão duas turmas, ambas com início no dia 30/06, no entanto, em horários distintos: uma turma será à tarde e outra no período noturno. A carga horária é de 240 horas.

Os interessados podem se inscrever na Casa Digital, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, das 9h às 15h. No momento da inscrição, é necessária a apresentação dos seguintes documentos (originais e cópias): identidade, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3X4, CPF e identidade do responsável legal (quando menor de idade); comprovante escolar (certificado ou diploma de conclusão de curso, histórico escolar ou certidão escolar. No caso de declaração escolar, a mesma deverá ser original e estar no prazo de validade de três meses).

Criado em 2001 pelo Governo Federal, o  Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2637-8817.