Prefeitura faz modificações no trânsito do Centro

Avenida Nossa Senhora do Amparo passará a ter mão dupla em toda sua extensão e o retorno será feito na Praça da Bandeira e na rotatória

Avenida Nossa Senhora do Amparo passará a ter mão dupla a partir de quinta-feira (22/05) para desafogar o trânsito da Rua Domício da Gama

A Prefeitura inicia nesta quinta-feira (22/05), a partir das 8h, importantes intervenções na região central de Maricá, para melhorar o fluxo de veículos e desafogar o trânsito na Rua Domício da Gama, via principal do Centro e que concentra veículos em direção a RJ-106, Flamengo e orla da cidade. A Avenida Nossa Senhora do Amparo passará a ser mão dupla em toda sua extensão, os retornos serão feitos na rotatória da igreja e na Praça da Bandeira e será permitido estacionar nos dois sentidos em vagas longitudinais – não haverá mais estacionamento em vagas de 45º. Essas modificações fazem parte de um programa de mobilidade urbana da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

Atualmente, os condutores que seguem pela Rua Levi Ribeiro Farias (ao lado do Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel), em direção à Avenida Nossa Senhora do Amparo, precisam obrigatoriamente virar à direita no sentido Praça da Bandeira. Com esta modificação, será permitido também seguir à esquerda em direção à igreja matriz. Outra alteração é que os motoristas poderão fazer o retorno na Praça da Bandeira, da mesma forma como acontece na rotatória. "O objetivo é diminuir o congestionamento na Rua Domício da Gama, garantir maior mobilidade a região e criar mais vagas de estacionamento no Centro", destaca o secretário Leandro Costa, acrescentando que agentes de trânsito, com apoio da Guarda Municipal, irão orientar os motoristas na região.

Equipes da secretaria irão fazer a sinalização horizontal, com pintura de três faixas de pedestres (ao lado da rotatória e em frente à Câmara Municipal e ao Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel), das vagas de estacionamento e de carga e descarga, indicações dos sentidos das vias e de parada obrigatória. Também serão instaladas cinco placas informativas (alterações de sentidos, estacionamento e indicações de localidades). De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes, esse trabalho está previsto para ser realizado na noite desta terça-feira (20), após a conclusão das obras de pavimentação das ruas Pereira Neves e Alferes Gomes – a Avenida Nossa Senhora do Amparo foi asfaltada no último sábado (17) –, que estão sendo executadas pela Prefeitura.

Mobilidade urbana

Esta é a segunda intervenção viária implantada pela Secretaria de Trânsito e Transportes em Maricá, como parte do programa de mobilidade urbana. Em março deste ano, ruas do Parque Eldorado foram modificadas para melhorar o fluxo de veículos ao Centro, Araçatiba e Barra. A Rua Aloísio Costa e Silva virou sentido único da Rua Fernando Henrique Assumpção (rua do Canal da Cidade) até a Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva (via do Colégio Cenecista). Para chegar até a Rua Álvares de Castro (via de acesso a Araçatiba), os motoristas precisam seguir pela Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva e entrar na Rua Amilar Vicente da Silva. Ainda foram criadas 20 vagas de estacionamento nas ruas Aloísio da Costa e Silva e Amilar Vicente da Silva.

O programa também permitiu a implementação de outras medidas da secretaria no Centro da cidade, em agosto de 2013. Foram feitas trocas de pontos de cooperativas de táxis, redução de vagas de mototáxis, proibição de estacionamento no entorno da Praça Conselheiro Macedo Soares e no lado direito da Rua Ribeiro de Almeida, ambas no Centro. Outra alteração foi na Rua Mário Fontoura (Faculdade Severino Sombra), que passou a ter sentido único em direção ao Centro, e na Rua Comandante Homero de Queiroz da Silva, que também passou a ter sentido único da Rua Luis Alberto Machado e até a Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva.​