Conselho de combate à dependência química é discutido em audiência pública

O subsecretário de Prevenção e Combate às Drogas, Alan Christi, apresentou como seria a composição do novo conselho

Usuários em recuperação levam cartazes para apoiar aprovação do órgão. Votação na Câmara ainda não tem data

Foi realizada na noite de segunda-feira (19/5) a primeira audiência pública sobre a criação do Conselho Municipal de Combate à Dependência Química (COMAD) em Maricá. O encontro ocorreu na Câmara dos Vereadores e faz parte do processo de tramitação da proposta, enviada pelo poder executivo, dentro da casa legislativa. Na plateia que lotou o local, usuários em recuperação ergueram cartazes pedindo a aprovação do projeto, que ainda não tem data para ir à votação.

Durante a apresentação da proposta, o subsecretário de Prevenção e Combate às Drogas, Alan Christi, mostrou como seria a composição do novo conselho, com a participação ativa de 28 membros, sendo metade integrante da sociedade civil e a outra metade do governo. Além disso, a mesa diretora seria composta por um presidente, um vice, um secretário e um tesoureiro e o órgão teria a função de propor políticas públicas para o setor, além de normatizar, fiscalizar e gerir os recursos. Ainda segundo Alan, o projeto enviado à Câmara foi reformulado a partir do plano elaborado em 2010. "Além disso, teríamos melhores condições para obter recursos destinados a todas as ações, que passarão pelo crivo do conselho", esclarece o subsecretário.

Houve ainda depoimentos de pessoas que foram assistir à audiência e de alguns dos usuários em recuperação. "Meus filhos se afastaram de mim e minha esposa acaba de pedir a separação, tudo porque tive uma recaída para a cocaína durante o Carnaval. As drogas destroem famílias sim, e eu sou uma prova disso", afirmou um deles.