CRAS do Marine comemora Dia do Assistente Social

0
868
O Dia do Assistente Social foi comemorado em Maricá com uma palestra no CRAS do Marine

O Dia do Assistente Social, comemorado na quinta-feira (15/05), foi marcado em Maricá por uma palestra no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Marine, em São José de Imbassaí. Um grupo de mulheres atendidas na unidade montaram uma roda de debate para ouvir a assistente e pesquisadora da UFF Patrícia Siqueira, que falou sobre “O Papel da Mulher na Assistência Social”. Na sequência, duas integrantes do Núcleo Especializado em Atendimento à Criança e ao Adolescente (NEACA) abordaram o tema “Violência contra Crianças e Adolescentes”.

A pedagoga Kátia Gmurski e a advogada Cláudia Lessa falaram sobre os diversos tipos de violência possíveis contra os jovens, dentro e fora de casa, enquanto Patrícia Siqueira apontou a mudança no perfil das famílias. “Os modelos de família estão mudando e a minha não será como a que eu tinha com meus pais, porque, por exemplo, eu saio pra trabalhar e não fico em casa como minha mãe ficava. O que não mudou é que a mulher continua sendo o membro que mais representa a família propriamente dita. O desafio é como lidar com esses novos formatos”, ressaltou Patrícia.

As mulheres que recebem atendimento nos programas do CRAS também participaram, apresentando declarações sobre o papel da assistência no dia a dia. A subsecretária de Assistência Social de Maricá, Laura Vieira da Costa, exaltou a equipe que atua naquela e nas demais unidades do município. “Temos uma grande equipe trabalhando conosco nos CRAS de toda a cidade, o que nos orgulha bastante, pois este é um trabalho muito bonito que exige dedicação e também merece valorização”, apontou Laura, lembrando que a profissão de assistente social foi regulamentada há pouco tempo.