Prefeitura realiza plantio de mudas em escola de São José

Alunos da EM Levi Ribeiro plantaram mudas de jambo, jabuticaba, pitanga, graviola e fruta-pão

Atividade integra o Programa "Maricá + Verde" e alunos plantaram jambo, jabuticaba, pitanga, graviola e fruta-pão no jardim da unidade

Os alunos da educação infantil da Escola Municipal Vereador Levi Carlos Ribeiro, em São José do Imbassaí, tiveram uma tarde diferente nesta quarta-feira (14/05). Eles participaram do programa "Maricá + Verde", da Secretaria Municipal de Ambiente, e plantaram mudas de jambo (duas), jabuticaba, pitanga, graviola e fruta-pão no jardim da escola. O projeto, lançado em março deste ano pelo prefeito Washington Quaquá e pelo vice-prefeito Marcos Ribeiros, é uma estratégia da Prefeitura de recuperar as Áreas de Preservação Permanente (APP), situadas às margens de córregos e rios. Desde o início do programa, 389 mudas já foram plantadas na cidade.

Antes de iniciar o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, os alunos apresentaram uma pequena dramatização, mostrando as etapas de nascimento de uma árvore. Logo em seguida, eles, que têm idades entre 4 e 5 anos, colocaram as mãos na terra e, com auxílio do subsecretário de Ambiente, Evandro Sathler, plantaram as mudas frutíferas. "Gostei de colocar a muda no buraco e vou comer essa fruta quando a árvore ficar grande", disse a aluna Tamara Cesário, de 4 anos, ao lado do pé de fruta-pão. "Adorei plantar árvores na escola", acrescentou Juliana Cruz, também de 4 anos.

A diretora da escola, Suely Silveira dos Santos, comemorou a participação dos alunos e destacou a importância desta atividade como forma de enriquecer o trabalho desenvolvido nas salas de aula. "Trabalhamos os cuidados com a natureza na escola e essas atividades são fundamentais para o aprendizado", declarou Suely. Na escola, outras árvores foram plantadas desde 2005 por iniciativa da diretora e algumas frutas são utilizadas na alimentação dos alunos. "Eles gostam de bananas e suco de acerola. Mas também temos uma mangueira, abacateiro, cajazeira, além de uma árvore flamboyant na entrada da escola", completou.

Segundo Evandro, as mudas, produzidas em hortos locais, são doadas pela Secretaria de Ambiente e qualquer escola (particular ou pública) pode participar do "Maricá + Verde". "Também promovemos oficinas de mudas com garrafas pet onde não existe local para plantio e palestras nas escolas. Essa iniciativa estimula nos alunos pequenos gestos, que são muito significativos, como plantar e cuidar de uma árvore", destacou o subsecretário.

A próxima escola municipal agendada para plantio de árvores é a Benvindo Taques Horta, em Ubatiba, no dia 30 de maio. Escolas interessadas em participar do Programa "Maricá + Verde" devem contatar a Secretaria Municipal do Ambiente pelo telefone 2637-3835.