Ministra da Cultura e prefeito de Maricá inauguram o primeiro Centro de Artes e Esportes do estado

Primeiro CEU do estado fica em Maricá, no bairro Mumbuca

Espaço fica no km 28 da Rodovia Amaral Peixoto, na Mumbuca. Solenidade acontece dia 16 de maio, a partir das 16h

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, inauguram na sexta-feira (16/05), às 16h, o primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do estado do Rio de Janeiro. O espaço, com três mil metros quadrados, foi construído às margens da Rodovia Amaral Peixoto, km 28, no bairro Mumbuca, e oferece atividades esportivas, sociais e culturais à população.

O projeto do Ministério da Cultura em parceria com a Prefeitura tem investimento de R$ 2,5 milhões (R$ 2 milhões do governo federal e R$ 500 mil de contrapartida municipal). A estrutura do CEU de Maricá reúne dois edifícios, com Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro e auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

Durante as obras, nove oficinas de mobilização social foram realizadas com os moradores, que discutiram atividades e serviços para o espaço e elegeram 12 representantes para o grupo gestor, entre titulares e suplentes – os outros 12 integrantes foram definidos pelo governo. O Centro de Artes e Esportes será administrado pela Prefeitura, mas este conselho terá a atribuição de definir regras e atividades que serão desenvolvidas no espaço.

Maricá ganha mais um CRAS

No CEU, funcionará o sétimo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Maricá. O espaço seguirá o modelo das demais unidades e contará com serviços gratuitos de atenção básica, capacitação e inclusão social. Na inauguração, funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social estarão inscrevendo interessados para a oficina de manicure. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar e deve apresentar, no ato da inscrição, documentos de identidade e CPF. Equipes da secretaria também irão cadastrar os moradores nos programas sociais, como o Bolsa Família. Ainda haverá uma palestra sobre sexualidade voltada aos adolescentes e ministrada pela subsecretária de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa.

O CRAS do CEU será coordenado pelo assistente social Emerson Faria Soares e terá uma equipe técnica com dois psicólogos e dois assistentes sociais. O município também possui unidades em Ponta Negra, São José do Imbassaí (2), Centro, Itaipuaçu e Inoã. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Atividades de esportes e lazer

A partir das 15h, diversas atividades de lazer serão desenvolvidas com a participação dos moradores e alunos da rede municipal de ensino. Estudantes do CAIC Elomir Silva, de São José do Imbassaí, irão participar de jogos de xadrez nas mesas próximo à quadra de esportes. A biblioteca também estará aberta para utilização da população e filmes serão reproduzidos na sala de cinema.

Antes da solenidade de abertura, a ministra Marta Suplicy, o prefeito Washington Quaquá e demais autoridades irão assistir duas apresentações de dança sobre os 50 anos do Golpe de 64, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Companhia Vida de Teatro e Dança. Em seguida, os alunos da banda da Escola Municipal Darcy Ribeiro, de Inoã, irão tocar o Hino Nacional e a Secretaria Municipal de Educação também ficará responsável pelo hasteamento da bandeira.

A população poderá ainda se inscrever no Segundo Tempo, programa do governo federal realizado em parceria com as secretarias de Esportes e Educação de Maricá e que beneficia alunos da rede municipal com atividades esportivas e de reforço escolar no contraturno das aulas. Equipes da Secretaria Municipal de Esportes também irão cadastrar interessados em participar das oficinas de karatê, capoeira, ginástica para a terceira idade e futebol, que serão oferecidas no CEU. Monitores ainda auxiliarão os usuários na quadra e na pista de skate.