Jogos Estudantis de Maricá começam na próxima terça-feira para alunos de sete a 11 anos

0
646
Jogos Estudantis de Maricá começam na próxima terça-feira para alunos de sete a 11 anos

Competição terá uma nova etapa em agosto com a participação de alunos de 12 a 16 anos

Mais de 2.200 alunos vão participar da primeira etapa dos Jogos Estudantis 2014, direcionada para alunos com idades entre sete e 11 anos. A abertura oficial da competição será na próxima terça-feira (06/05), com o desfile das delegações participantes, na Praça Orlando de Barros Pimentel, às 9h. Os jogos seguem até o dia 23 de maio e, ao todo, 39 unidades da rede pública e particular de ensino serão envolvidas. Em agosto, será realizada a segunda etapa dos jogos destinada para alunos de 12 a 16 anos. 

Para essa primeira etapa, os jogos estudantis serão divididos em duas categorias: A (para alunos nascidos em 2005, 2006 e 2007) e categoria B (para alunos nascidos em 2003 e 2004). ​Veja o calendário dos jogos.

Ao todo, serão disputadas sete modalidades esportivas (futsal, queimado, corrida de velocidade, salto em distância, natação de 25 metros, xadrez e tênis de mesa) e, para facilitar o transporte dos alunos, as competições serão realizadas dentro das unidades escolares divididas por um zoneamento estratégico que considera sua posição geográfica. São quatro grupos: Alfa (que compreende as escolas do Centro e redondeza); Bravo (escolas próximas à área de Cordeirinho e Ponta Negra); Charlie (unidades próximas a São José do Imbassaí e Inoã) e Delta (escolas em Itaipuaçu). Veja lista das escolas participantes.

A Secretária Municipal de Educação, Marta de Mello Quinan, destacou a importância dos Jogos Estudantis para incentivar a prática esportiva entre os alunos. "É um evento de grande tradição na cidade e, nessa edição, modificamos o formato para garantir maior participação dos alunos, considerando o esporte como um grande canalizador para a melhoria do ensino. É uma competição saudável em que promovemos a integração entre as escolas" destacou Marta.