Vilarejo de Tomascar é a trilha do Circuito Ecológico deste sábado

1951
A caminhada é considerada pesada e os aventureiros farão paradas nos riachos, cachoeiras e piscinas naturais da trilha

Sábado (26/04) é dia de Circuito Ecológico de Maricá. A trilha escolhida pela Secretaria Municipal de Turismo é a do vilarejo de Tomascar, em Rio Bonito. Para quem for de ônibus, o ponto de encontro é o Terminal Rodoviário de Maricá, no Centro, às 6h30. No local, os participantes pegarão um ônibus (o transporte não está incluso) até o Espraiado, onde será o ponto de partida do passeio. Quem preferir pode utilizar veículos próprios para chegar ao local de início.

A caminhada é considerada pesada, com 7 horas de duração (4 horas de ida e 3 horas de volta). Durante o percurso, que passa pela Serra do Espraiado e desce por Rio Bonito, os aventureiros farão paradas nos riachos, cachoeiras, piscinas naturais e em pontos estratégico para descanso. O passeio conta com guias da secretaria, além do apoio do Grupamento de Defesa Ambiental e de agentes da Defesa Civil. Na região, onde funcionava uma fazenda, pode-se encontrar um antigo moinho de farinha de roda d’água, construído na época da escravatura. Os participantes devem usar roupas leves, calçados apropriados e chapéu, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos.

As inscrições são feitas na Secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até hoje (25/04), às 17h. É necessário apenas preencher um formulário com um documento de identificação e endereço.  Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O projeto é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade, com visitas guiadas por equipes da Prefeitura. Já foram feitas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia), Espraiado (Tomascar), Silvado, Retiro (Serra do Camburi), Mirante do Caju, na região central, entre outros pontos turísticos.