Saúde realiza "Dia D" neste sábado

Neste sábado (26/04), será realizado o "Dia D" da 16ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza). A ação é organizada pela Secretaria de Saúde de Maricá e acontece em unidades de saúde, das 8h às 17h. Também serão disponibilizados postos volantes de vacinação em quatro pontos diferentes da cidade.

Aproveitando a mobilização, equipes da Saúde estarão disponíveis para atender os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), do governo federal, que ainda não fizeram o acompanhamento das condicionalidades de saúde. Essas famílias precisam procurar um posto de saúde para comprovar os requisitos de cuidados básicos, como vacinação dos filhos e consultas de Pré-Natal, no caso das gestantes. Quem não comparecer às unidades até o dia 27 de junho corre o risco de ter o benefício bloqueado. "Fazemos esse trabalho diariamente, mas vamos aproveitar o dia de mobilização nacional para alcançar às famílias que já estão cadastradas no programa, mas que ainda não compareceram para fazer o acompanhamento", explica a coordenadora do Programa Bolsa Família – Saúde, Elisa Simas.

O acompanhamento das famílias acontece em dois períodos do ano. Os beneficiados devem levar seus filhos, de 0 a 7 anos, aos postos de saúde para verificação de peso e altura, munidos dos cartões de vacinação. Grávidas também precisam levar o cartão de gestante, comprovando o acompanhamento de Pré-Natal. As mulheres de 14 a 44 anos devem comparecer também. Todos precisam levar ainda o cartão do Programa Bolsa Família. De acordo com Elisa, através do acompanhamento pode-se evitar vários problemas. "Através do acompanhamento da saúde do Programa Bolsa Família, alcançamos além dos percentuais. Fazemos promoção da alimentação saudável, evitando os problemas de obesidade e desnutrição", conta.

Postos de vacinação

A vacina contra a gripe está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Bairro da Amizade, Bambuí, Barra, Espraiado, Guaratiba, Mumbuca, Ubatiba, Retiro, Ponta Grossa, São José I, São José II, Inoã I e Chácara de Inoã, Inoã II, Recanto, nos postos de saúde Central, São José, Inoã, Santa Rita, e Itaipuaçu.

Neste sábado (26/04), a vacinação ocorrerá das 8h às 17h em todas as unidades, além de outros quatros pontos provisórios de vacinação: Rotary, Associação de Moradores de Jaconé, Posto de Saúde Itaipuaçu (na Rua 16) e na Escola Municipal Vereador Osdevaldo Marins da Matta (onde o PSF Santa Paula estará vacinando).