Médicos cubanos chegam a Maricá

0
1305
Os médicos cubanos foram recebidos na sede da Secretaria de Saúde do município

Três médicos cubanos se apresentaram na tarde desta quinta-feira (17/04), na sede da Secretaria de Saúde de Maricá. Os profissionais fazem parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que visa a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Liudmila Bárbara Bebert Péres, Luis Manuel Reys Castellanos e Madeleinys Monterrey Cuni foram recepcionados pela secretária de Saúde, Fernanda Sptiz, e pela subsecretária de Atenção Básica do município, Claudia Souza.

Os três médicos, que nasceram e estudaram medicina em Cuba, têm experiências em missão na Venezuela. Luis Manuel tem 25 anos de graduado e pretende oferecer atenção ao povo brasileiro, especialmente à Maricá. "Vocês podem contar comigo. Estou contente!". Madeleinys, que deixou mãe e um irmão em Cuba, escolheu a profissão para tentar levar cura a todos e ajudar pacientes e familiares por onde passar. "Gosto muito do Brasil. Maricá é uma cidade muito bela e espero oferecer apoio para vocês", disse ela, que trabalhou como médica de família, prestando atendimento em clínica geral, na Venezuela. Já Liudmila deixou mãe e uma filha de 17 anos em seu país de origem. Trabalhou em duas missões na Venezuela (na primeira vez, ficou cinco anos no país e, na segunda, um ano e meio). "Espero poder melhorar o estado e o índice de saúde da população da cidade", disse a médica.

De acordo com subsecretária de Atenção Básica de Maricá, Claudia Souza, os médicos atenderão em lugares diferentes. Luis Manuel ficará na Unidade de Saúde da Família do Bairro da Amizade; Liudmila irá para a unidade da Barra; e Madeleinys reforçará a equipe da unidade de Bambuí. "Com esse novo grupo, vamos dar continuidade ao trabalho que começamos em 2013, que é receber os médicos de fora, para proporcionar aos moradores um atendimento de qualidade, mais humanizado e compor as nossas equipes", explicou.

Treinamento

Ao chegarem no Brasil, os profissionais foram encaminhados para o Espírito Santo, onde estudaram língua portuguesa, farmacologia, doenças infecto parasitárias, perfil do município, atenção pré-natal e à criança, além de adquirirem conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Após o treinamento, eles foram para o Rio de Janeiro, onde receberam as boas vindas e acolhimento da secretária de Saúde de Maricá, Fernanda Spitz, na última segunda-feira (14/04). "O que a gente espera é que vocês disseminem esse saber e olhar humano de cuidado com a população. A gente quer profissionais de todas as áreas que entendam as necessidades de saúde do ser humano", completou.​