Cineclube Henfil exibe "Deus e o Diabo na Terra do Sol"

0
865
Filme de Glauber Rocha foi escolhido para representar o Nordeste, na programação de abril do Cineclube

O projeto Cineclube Henfil de Maricá, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, conta com mais um filme na programação de abril, intitulada “O Brasil não conhece o Brasil”. Nesta quarta-feira (16/04), a partir das 19h, será exibido "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha, na Casa de Cultura (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro). A sessão é gratuita e os interessados precisam chegar 30 minutos antes para garantir uma senha de acesso.

No roteiro estão as contradições do Nordeste brasileiro, como as relações entre coronéis, sertanejos, a lei e o cangaço. O filme apresenta a história do vaqueiro Manuel, que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Perseguido por jagunços, ele foge com a mulher Rosa e se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico. Mas, Rosa acaba dando fim à vida do beato ao presenciar a morte de uma criança. O elenco é formado por Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Maurício do Valle e Othon Bastos.

"Deus e o Diabo na Terra do Sol", que foi filmado em 1963, concorreu ao Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, perdendo para uma comédia musical francesa. Além disso, com o filme, o cineasta conquistou o Grande Prêmio, no Festival de Cinema Livre da Itália, e o Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Cinema de Acapulco.

Glauber Rocha foi um dos integrantes mais importantes do Cinema Novo, movimento iniciado no começo dos anos 1960. Com o princípio de "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", ele deu uma identidade nova ao cinema brasileiro. Glauber foi um cineasta controvertido e incompreendido no seu tempo, além de ter sido patrulhado tanto pela direita como pela esquerda brasileira. 

Programação “O Brasil não conhece o Brasil”

Esse mês, a ideia do Cineclube Henfil é levar ao frequentador da Sala Darcy Ribeiro, da Casa de Cultura, o contato com histórias emblemáticas do Sul, Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Thiago Cardoso, coordenador do projeto, explica que o tema do desconhecimento do Brasil surgiu após perceber que “a maioria das pessoas não conhece a história do próprio país e mesmo do próprio lugar”.

As próximas exibições já estão definidas. Para o dia 23, foi escolhido o documentário “Edifício Master”, do cineasta recentemente falecido Eduardo Coutinho, para representar o Sudeste. E, por último, “Xingu”, de Washington Novaes, que virá, no dia 26, acompanhado do diretor de fotografia do filme, Lula Araújo. Este representará o Centro-Oeste. 

Já foram apresentados “Gaijin”, em homenagem ao Sul, e “Soldados da Borracha”, com a presença do diretor César Garcia Lima, representando o Norte.