Secretário de Desenvolvimento Urbano assume presidência do ConCidade

Alan Novais é nomeado presidente do Conselho da Cidade de Maricá, nesta sexta-feira (11/04)

Nesta sexta-feira (11/04), o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Maricá, Alan Novais, foi nomeado presidente do Conselho da Cidade de Maricá (ConCidade), órgão cuja função é debater a política urbana do município. Também tomou posse o suplente Adyr Motta e outros conselheiros nomeados para a gestão 2014. No total, o conselho tem 15 integrantes. Os secretários municipais Thiago de Paula (Ambiente) e Miguel Moraes (Direitos Humanos e Cidadania) também participaram da cerimônia.

Em seu discurso de posse, Alan apontou como prioridades desta gestão o programa “Nossa Terra”, que consiste na retomada de áreas públicas invadidas, e o reordenamento dos espaços para ambulantes nas vias públicas. Ele disse ainda que, com ele à frente dos dois órgãos, ambos poderão trabalhar com maior proximidade.

“O conselho vai funcionar como um instrumento orientador para as ações a serem executadas pela secretaria. A partir dos levantamentos realizados pelos conselheiros, será possível direcionar nossas estratégias da maneira mais adequada”, reforçou o secretário, afirmando que será criada uma comissão temática para iniciar os estudos.

Gasoduto – Logo após a posse, uma equipe de técnicos da Petrobras apresentou o projeto do gasoduto da Bacia de Santos, que vai cortar a cidade a partir de Jaconé (dentro da área do futuro Terminal Ponta Negra), em direção ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). O grupo explicou que serão cerca de 300 quilômetros de tubulações, dos quais 48 estarão na parte terrestre.

Dessa extensão, 21 quilômetros vão passar entre Jaconé e a Serra do Camburi para, então, seguirem até as instalações do Comperj, em Itaboraí. Dentro de Maricá, os tubos vão margear parte das rodovias RJ-118 e RJ-106, avançando pela área rural nos bairros de Ubatiba e Retiro até a altura da serra.

Segundo os técnicos, o percurso foi pensado para evitar áreas habitadas ou de preservação de vida silvestre. Foi explicado ainda como será feita a conexão das duas partes da tubulação, que terá 24 polegadas de diâmetro dento do mar e 22 na terra. As obras estão previstas para começar em 2015.