"Maricá + Verde" realiza plantio de árvores em escola de São José do Imbassaí

Os estudantes tiveram a ajuda das mães na hora de plantar as mudas

Alunos e mães plantaram espécies nativas da Mata Atlântica

A Secretaria de Ambiente de Maricá realizou, nessa quinta-feira (10/4), mais uma ação do Maricá + Verde, projeto lançado no dia 21 de março, com coordenação do vice-prefeito, Marcos Ribeiro. Desta vez, alunos da E. M. Cônego Batalha, no Marine, em São José do Imbassaí, participaram do plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como pau-brasil, palmeira imperial e ipê (roxo, rosa e amarelo), além de árvores frutíferas, como sapoti e graviola.

Os estudantes do segundo turno da escola tiveram a ajuda das mães na hora de plantar as mudas. “Eles estavam ansiosos por este evento e mostraram muito entusiasmo. Fico feliz por nossa escola ser a primeira a receber esta ação, que entendo como um processo multiplicador que as crianças vão levar para casa”, ressaltou a diretora da unidade, Edina Pinheiro Xavier.

O subsecretário municipal de Ambiente, Evandro Sathler, colocou a mão na terra junto com as crianças e lembrou que será criado ainda no local um canteiro para horta, além de uma ‘oficina de mudas’, onde os alunos vão aprender a forma correta de plantio. Ele antecipou que a próxima escola a receber a ação do Maricá + Verde será a E.M. Vereador Levy Carlos Ribeiro, também em São José do Imbassaí.

Tanto Evandro Sathler quanto o secretário municipal de Ambiente, Tiago de Paula, consideraram um sucesso o plantio na escola. “Em breve, as árvores plantadas vão gerar o que chamamos de ‘conforto térmico’, ou seja, elas vão reduzir a incidência dos raios solares sobre o prédio e oferecer um ambiente mais agradável para toda a comunidade escolar”, disse Tiago, lembrando que as árvores serão plantadas em demais escolas onde houver espaços destinados a este propósito, sempre em harmonia com os projetos de expansão e reforma de cada unidade.

Sobre o projeto

O projeto Maricá + Verde foi lançado na semana em que foram comemorados o Dia Municipal da Mata Atlântica (21/3) e o Dia Mundial da Água (22/3). Na ocasião, o prefeito Washington Quaquá participou do plantio de mudas às margens do Rio Mumbuca, ao lado de estudantes da E. M. Professora Ondina de Oliveira Coelho. O vice-prefeito, Marcos Ribeiro, e o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Horta, além de outros membros da equipe de governo e do legislativo municipal, participaram da ação.  O objetivo estratégico do projeto é recuperar as áreas de preservação permanente (APP), situadas às margens de córregos e rios.